Conhecendo o adversário – Cruzeiro x São Paulo – 2ª rodada Brasileirão 2014


Salve guerreiros! Segunda rodada do Brasileiro, em uma casa do interior contra um adversário que sempre deu trabalho para o Cruzeiro. O São Paulo sempre foi uma pedra na chuteira, e pode ser considerado o adversário que ajuda a definir quais são os objetivos do time na competição. 2014 além de ser um ano atípico no calendário do Brasileirão por causa da Copa, será o último ano do goleiro são-paulino, Rogério Ceni que decidiu pendurar as chuteiras no fim do campeonato brasileiro.

Como eles jogam e retrospecto contra o Cruzeiro

Muricy Ramalho é do tipo de técnico estrategista, que detesta perder e não admite jogadores com baixo rendimento. A exemplo de Marcelo Oliveira, ele escala quem joga bem, independentemente do nome e sim pela função desempenhada. Levanto em conta 52 partidas do “Brasileiro Unificado”, o São Paulo leva vantagem nos confrontos. São 28 vitórias paulistas, 14 empates e 10 vitórias celestes, com exatos 30 gols de diferença no saldo dos duelos. Os cruzeirenses marcaram 51 vezes e os tricolores 81 vezes.

Já no retrospecto apenas do Campeonato Brasileiro, são 48 jogos, com 26 vitórias do São Paulo, 14 empates e 8 vitórias do Cruzeiro, com 76 gols paulistas e 46 gols cruzeirenses. No ano passado os mandantes não conseguiram vencer e os jogos foram cruciais para as pretensões de ambos os times. O Cruzeiro confiava em uma vitória no Morumbi, em um período onde o São Paulo havia acumulado seis jogos sem vencer.

O 3 a 0 construído no hat-trick do atacante Luan mostrou que o Cruzeiro estava de fato na briga pelo título e acabou com um tabu de nove anos sem vencer o São Paulo no Morumbi. A partir daquela partida, o Cruzeiro assumiu a vice-liderança e já mirava a primeira posição, de onde não saiu mais no torneio.

Na volta, no Mineirão foi a vez do São Paulo dar o troco e acabar com a invencibilidade do Cruzeiro. O time já estava há 14 jogos sem perder no estádio, com 11 vitórias e um empate pelo Brasileiro. A primeira derrota foi justamente pelo maior algoz, o São Paulo. O placar foi construído pelos dois laterais do tricolor paulista: Douglas e Reinaldo. Neste ano, Muricy conta com o reforço do atacante Alexandre Pato, ex-Corinthians, além da “eterna aposta” no retorno do bom futebol de Paulo Henrique Ganso.

Cruzeiro e São Paulo se enfrentam às 16h no Parque do Sabiá, em Uberlândia neste domingo (27) pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2014. O torcedor celeste que não puder acompanhar a partida pela TV, pode acompanhar lance a lance pelas redes sociais do Guerreiro dos Gramados (Google+, Facebook e Twitter).