Conhecendo o adversário (Cruzeiro x Flamengo – Copa do Brasil 2013)


Conhecendo o adversário (Cruzeiro x Flamengo - Copa do Brasil 2013) - Cruzeiro Esporte Clube

Protagonistas de final de Copa do Brasil. Times de torcidas fanáticas e que foram acostumadas a títulos. Nos últimos anos, Cruzeiro e Flamengo fizeram campanhas simples, campeonatos bem abaixo da grandeza dos escudos que representam Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora, voltam a se enfrentar em uma etapa decisiva de um campeonato importante, as oitavas de final da Copa do Brasil. Os torcedores cruzeirenses terão abaixo um pequeno “dossiê”, construído após muita observação durante o jogo entre Flamengo x São Paulo, no último sábado.

Atacantes de velocidade

Não precisa ser flamenguista para ver a evolução do time sob o comando de Mano Menezes. O Flamengo deixou de ser aquele time “junta e vamo” e se organizou. Com Mano o Flamengo aos poucos ganhou corpo, e caminha para uma temporada sem sustos no Brasileirão.

O esquema tático do rubro-negro carioca é basicamente o mesmo utilizado por Marcelo Oliveira no Cruzeiro, o 4-2-3-1. A linha de quatro defensores: Léo Moura (Luiz Antônio – substituindo o titular que está lesionado), González, Chicão e João Paulo (jogador que cruza bem e bom na bola parada). Dois volantes: Victor Cáceres (primeiro volante) e Elias (segundo volante que acaba fazendo um papel de “quarto meia”). Três meias: Gabriel (lado esquerdo); André Santos (centralizado) e Nixon (velocista pelo lado direito). Atacante: Hernane (artilheiro) ou Marcelo Moreno (dispensa comentários ou apresentações).

Para não ter tanto trabalho com o Flamengo, o Cruzeiro precisa se preocupar com um jogador em especial: Elias. Basta analisar e você irá perceber que o volante ex-Corinthians é o melhor jogador do time. Ele cria jogadas e também finaliza, tanto que já fez três gols no Brasileirão 2013, alguns foram “salvadores”. Por isso é bom ficar de olho no camisa 8 rubro-negro, pois ele dita o ritmo do time. Ele é a velocidade do time do Flamengo, junto com André Santos, que é lateral-esquerdo de origem mas está jogando bem como meio-campo. Outro ponto que deve ser bem estudado pelo Marcelo Oliveira é o poder de decisão do ataque. Marcelo Moreno dispensa comentários para os cruzeirenses e caso ele continue no banco, o esforçado Hernane, que é artilheiro do time na temporada já deu trabalho para as defesas adversárias.

Preparação física e peças de reposição

Quem assistiu ao jogo do Flamengo contra o São Paulo percebeu. Em um determinado período do segundo tempo, o Flamengo “morreu” em campo. O time deu um apagão e passou por alguns sustos contra. E esse é um dos pontos que o Cruzeiro pode explorar. Marcelo Oliveira pode usar essa velocidade do time adversário não para chamá-los para o nosso campo e jogar no contra-ataque em velocidade, mas jogando em velocidade obrigando os jogadores do Flamengo a jogarem a todo tempo atrás da bola.

Outro problema da equipe rubro-negra é o banco de reservas. Se o Flamengo perde Elias, qual jogador ficará com a responsabilidade de ser a “velocidade” do time? Sem Marcelo Moreno e Hernane, quem ficaria responsável pela função de “centroavante” do time?

As dicas já foram dadas. Espero que isso ajude de alguma forma o Cruzeiro. Agora a Copa do Brasil começa pra valer. É 100% de confiança e concentração a cada jogo. Caso contrário, um erro e era uma vez a chance de ser Campeão. Como a primeira partida é em casa, a missão (com todo respeito a instituição adversária) é atropelar. Só depende de nós.