Conhecendo o Adversário – Corinthians (Estreia do Brasileirão 2015)


Salve guerreiros! Vamos ser realistas, em poucas oportunidades, o atual campeão brasileiro entrou no campeonato seguinte sem ser apontado como um franco favorito. O atual time, bem diferente do de 2013/2014, não é tão apontado por quem comenta o futebol brasileiro como um dos favoritos neste ano. O time de 2015 ainda não se encontrou. Falta entrosamento, um jogador a mais, o que for. O fato é que tanto o Cruzeiro, quanto Corinthians (nosso adversário da estreia) vivem o chamado período de “crise técnica”.

Se de um lado, Marcelo Oliveira tenta fazer algo para que o Cruzeiro de 2015 quebre os estigmas e siga no alto de um dos campeonatos mais difíceis do mundo, Tite precisa colocar o Timão nos trilhos novamente. Desde a eliminação no Paulista, as críticas começaram a aparecer. A derrota por 2×0 para o São Paulo na última rodada da fase de grupos Libertadores apimentou mais ainda o clima, aliado aos atrasos de direitos de imagens aos atletas.

Nesta semana, Marcelo Oliveira reconheceu a chance de mudar o esquema tático para tentar dar corpo ao time atual. No Corinthians, Tite fez isso, e pelo menos até antes do jogo contra o SP, havia dado certo. O técnico gaúcho transformou Elias em um coringa, ajudando no ataque em um esquema com quatro armadores (4-1-4-1) e apenas Ralf como volante de ofício. É um esquema parecido com o que o Bayern usa, com Schweinsteiger exercendo essa função e Lahm de primeiro volante.

Esse é o segredo do Corinthians. Com Elias de “elemento surpresa”, o time cresce e dá opções para os meias e até mais segurança na passagem dos laterais. Outra variação interessante, que pode ser usada no jogo contra o Cruzeiro, é Danilo exercendo a função de centroavante. Neste caso, os meias tem maior participação chegando de trás. As variações são importantes, pois há a possibilidade dos dois times usarem times mistos ou reservas. O Cruzeiro perdeu para o São Paulo por placar mínimo nas oitavas da Libertadores. Já o Corinthians, perdeu por 2 a 0 em Assunção para o Guaraní-PAR.

O jogo é a oportunidade de Marcelo Oliveira ver com quem poderá contar durante as 38 rodadas e até mesmo já estudar uma provável mudança de esquema tático, seja ela para o próprio 4-1-4-1 (esquema da moda atual), 4-4-2 (com losango, quadrado), a forma que for. Cruzeiro e Corinthians jogam às 16h deste domingo (10), em Cuiabá-MT, na Arena Pantanal. O jogo será no Centro-Oeste brasileiro devido a punição do STJD ao Cruzeiro por incidentes no Clássico.

 

Por: Matheus Tavares Rodrigues