Conheça Nelinho, o jogador com um dos chutes mais potentes da história do futebol brasileiro


Conheça a carreira de Nelinho, ex-lateral do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, conhecido por seus arremates de longa distância e suas cobranças de falta precisas. Saiba mais sobre sua trajetória desde as categorias de base até os destaques nas Copas do Mundo.

Nelinho, também conhecido como Manoel Rezende de Matos Cabral, é um ex-lateral do futebol brasileiro que ficou marcado por seus chutes poderosos e precisos, especialmente nas cobranças de falta. Nascido em 26 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, Nelinho iniciou sua carreira nas categorias de base do Bonsucesso/RJ e teve uma rápida passagem pelo Barreirense, em Portugal, antes de retornar ao futebol brasileiro.

Nelinho - Foto: Divulgação/InternetCom passagens por América/RJ e Remo, Nelinho chamou a atenção do Cruzeiro após uma ótima atuação na partida contra o clube mineiro no Campeonato Brasileiro de 1972. Titular absoluto no ano seguinte, Nelinho aprimorou suas habilidades nas cobranças de falta e se tornou temido pelos goleiros adversários. Além disso, era um lateral extremamente ofensivo para a época, com boa capacidade em cruzamentos.

Em 1975, Nelinho protagonizou um lance interessante na final do Campeonato Brasileiro contra o Internacional. Em uma falta próxima da meia-lua, Nelinho bateu com muita força e efeito, mas o goleiro Manga fez uma linda defesa. Apesar disso, Nelinho levou a Bola de Prata como melhor lateral-direito da competição. No ano seguinte, foi um dos destaques na campanha do Cruzeiro no título da Libertadores, que contou com um gol de Joãozinho em lance que Nelinho estava prestes a cobrar uma falta.

Além dos destaques no Cruzeiro, Nelinho também teve participações marcantes na Seleção Brasileira, disputando duas Copas do Mundo (1974 e 1978). Foi nesta última que o ex-jogador protagonizou um dos lances mais bonitos da história das Copas, marcando um gol de fora da área na decisão do terceiro lugar contra a Itália.

Depois de nove anos atuando pelo Cruzeiro, Nelinho teve passagens por outros clubes, encerrando sua carreira no Uberaba/MG, em 1985. Após a aposentadoria, Nelinho se dedicou a atividades empresariais e políticas, sendo eleito vereador em Belo Horizonte em 1996. Hoje, seu legado no futebol brasileiro é lembrado como um dos maiores chutadores da história.