Bipolaridade ou burrice?


Pior que a irregularidade do time Celeste só a da torcida. Desde o início do ano as evidências que teríamos mais uma temporada ruim foram demonstradas e o torcedor, querendo acreditar que teria novamente um time competitivo para torcer, alterna seu humor e apoio jogo após jogo. Como dizem, o pior cego é aquele que não quer enxergar!

Acho que cada torcedor pode protestar do jeito que melhor lhe convenha, mas deve pelo menos ser coerente quanto a seus argumentos. Everton, por exemplo, fez os últimos quatro jogos bem, e muitos se manifestaram como se ele fosse o cara do time. Devem ter esquecido que há quase três anos está no clube sem convencer.

O artilheiro dos pênaltis, Wellington Paulista, segue o caminho do volante improvisado na lateral. Há quase quatro anos na Toca não consegue se firmar. No atual Brasileiro é o jogador mais faltoso, gosta de reclamar, acha que joga mais do que realmente joga e, quando vai para a reserva, desrespeita os companheiros reclamando do banco. Muito mimimi para pouco futebol.

E quando um técnico opta por Rafael Donato e Matheus, abrindo mão de Thiago Carvalho, desconfie. O mesmo técnico que manda seus jogadores matarem as jogadas e dar chutão, inclusive em treino. A verdade é que no elenco atual apenas uns quatro ou cinco têm qualidade para vestir o manto celeste, mas poucas são as vezes em que eles entram em campo juntos. Usar peças da base TALVEZ seja uma alternativa, TALVEZ!

A alternância do humor do torcedor me assusta por as cartas estarem na mesa há muito tempo. É isso que o Cruzeiro tem e pronto! No início do Campeonato Brasileiro muitos apostavam que o time brigaria para não cair, inclusive o torcedor celeste. A atual posição na competição é melhor que o esperado.

Mas, por mais limitado que seja o time, uma coisa não pode faltar a quem entrar para jogar: vontade e correria! Se tecnicamente o time é ruim, tem que tentar diminuir a diferença para os adversários na vontade, mas sem deslealdade. Este é o maior problema que vejo.

A punição do STJD ao clube, com a perda de seis mandos de campo, para alguns é considera ruim, mas vejo como positiva. Tenho visto nos jogos no Puleirinho do Horto torcedores impacientes e, em alguns casos, injustos. Têm crucificado jogadores que, assim como o restante do time, passam por má fase, se esquecendo de que provavelmente são esses que vão fazer algo bom para tirar o time de uma situação ruim. Espero ver no estádio os torcedores que querem apenas torcer, ver o time do coração em campo.

Para grande parte dos torcedores digo: reveja seus conceitos! Observe o que o treinador tem à sua disposição, o que foi conquistado até aqui e não mude de opinião conforme o resultado. Afinal, WP9, Everton, Matheus, Donato, Leo, W. Magrão e os demais jogadores medianos são os mesmos desde que chegaram ao Maior de Minas. O que eles jogam hoje é o mesmo que jogavam quando começaram lá no infantil, em algum canto deste país. Quando o cara sabe jogar ele joga, não são dois ou três bons jogos que farão dele a solução do problema. E o Roth? É isso aí mesmo que vem mostrando, futebol de força e muita retranca.

http://www.youtube.com/watch?v=f0KmJokzk6Y

Ps. 1. Gostaria que o cruzeirense se preocupasse mais com o próprio time. Quanto aos adversários, os enfrentaremos um a um. Este será o momento de nos preocuparmos com eles, quando o confronto for direto. O resto, é gastar energia com o que não nos diz respeito.

2. Protestar é uma coisa, xingar sem fundamento ou de acordo com o resultado é outra coisa.