Basta acreditar


Basta acreditar - Cruzeiro Esporte Clube

Na última semana foram definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2013 (Copa Perdigão do Brasil). A divisão dos jogos em dois blocos (lado 1 e lado 2) foi feita para determinar o futuro das quartas de final. O Cruzeiro, pelo lado 2, enfrentará o Flamengo nos dias 21 e 28 de agosto.

Os times já se cruzaram na fase final da Copa do Brasil no ano mais glorioso de toda a história do Cruzeiro: 2003. A equipe mineira conquistou pela quarta vez em sua história o título desta competição na final justamente contra os rubro-negros. No jogo de ida, no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro não saíram do empate com o placar de 1 a 1, contando com o fantástico gol de letra de Alex. No jogo de volta, o Cruzeiro superou o Flamengo por 3 a 1, no Mineirão, faturando o tetracampeonato. De cabeça, Aristizábal, Deivid e Luizão, fizeram os gols que deram o título para a Raposa.

Na trajetória do Cruzeiro pela Copa do Brasil daquele ano foram 11 jogos, com oito vitórias e três empates. Não há torcedor celeste que não se emocione ao se lembrar da excepcional campanha do Cruzeiro em 2003. Ano que em que o cruzeirense tinha total certeza de que seu time era imbatível. Campeão Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, a equipe mineira derrotou todos os seus adversários no decorrer do ano, conquistando assim a Tríplice Coroa. Ao todo, em 71 partidas oficiais, foram 50 vitórias, 13 empates e apenas 8 derrotas, o que gerou um aproveitamento superior a 76%

Era um ano onde a raça e o entrosamento dos jogadores eram os fatores chave para cada vitória. Não basta ter um jogador que faça a diferença. Um time é composto por mais 10 jogadores que precisam estar presentes e focados, fazendo o seu devido trabalho.

Em 2013 não precisa ser diferente. Cabe ao treinador administrar a equipe da forma correta, tendo uma visão de jogo clara e tratando cada jogador de igual para igual, assim como também cabe aos jogadores cumprirem com suas obrigações e honrarem o manto celeste dentro de campo. A torcida também tem que estar presente a cada jogo, fazendo do Mineirão uma verdadeira Toca da Raposa 3. Como já disse outras vezes, a China Azul é o 12º jogador da equipe.

No início deste ano, a diretoria do Cruzeiro montou um plantel que poderia resultar em tudo ou nada. Composto por meninos da base e por jogadores que já fizeram história e foram até ídolos em outros clubes, o Cruzeiro deixou uma interrogação na cabeça de cada torcedor. De la pra cá, o time vem apresentando grandes resultados, embora tenha tido certos deslizes como a final do Campeonato Mineiro. Agora o time é o atual líder do Brasileiro e vem com o melhor ataque do campeonato. Teve um bom desempenho nas fases iniciais da Copa do Brasil e é um dos favoritos ao título.

Era tudo questão de tempo para o time se entrosar e para os reforços se encaixarem da forma correta. E essa hora chegou. Jogadores importantes que estavam no departamento médico já estão sendo liberados, e contratações como William e Júlio Baptista que chegaram agora, terão seu tempo de adaptação, mas que também não significa que são dispensáveis. Fora estes, cada guerreiro sabe o que fazer e o que teu companheiro precisa.

Nitidamente não temos o excepcional futebol de 2003. Porém, na base da raça e do esforço de cada um, podemos alcançar a perfeição e manter uma linha de vitórias no campeonato, até chegar na fase final. O pentacampeonato pode estar nas nossas mãos, ou pés. Basta acreditar.