Até onde iremos em 2009 Cruzeiro?


Salve nação celeste! Enquanto o Cruzeiro se prepara para enfrentar o Internacional RS no domingo, partida válida pelo Brasileirão 2009, as notícias de bastidores em relação ao elenco e parcerias da diretoria “pipocam” e com certeza deixam muitos torcedores com a pulga atrás da orelha.

O ano dos sonhos do torcedor cruzeirense foi por terra com a perda da Libertadores. O torcedor mais pessimista pensava em ao menos ir ao Mundial e perdê-lo, o que de certa forma seria menos traumatizante do que nem chegar lá, como o foi. Após ganhar o campeonato mineiro aplicando sonora e repetida goleada por 5 x 0 no maior rival e freguês Atlético-MG, o foco se voltou para a competição continental, embalado até então pelo coro que ecoava em toda a imprensa brasileira: O Cruzeiro tem a melhor equipe do Brasil junto com o Inter… O Cruzeiro joga o melhor futebol…Tem o contra ataque mais rápido…Tem o melhor atacante (Kléber)…Tem o melhor jogador em atividade no país (Ramires)…
 
E quer queira, quer não, apesar de rejeitar esse rótulo publicamente, os atletas já se sentiam reis, craques, e que seria fácil reverter qualquer quadro a qualquer momento. E nós, torcedores, também nos iludimos e nos cegamos com isso. Quem não pensou que seria como em 2003? Três títulos importantíssimos em um ano: Libertadores, Mundial e Brasileiro? Mas a perda da Libertadores, a troca de acusações sobre quem não se doou na final por causa de prêmio, quem não tinha condições físicas, e diversos outros boatos, deixaram o ambiente no Cruzeiro muito conturbado, onde a todo momento a assessoria de imprensa tem que vir a público desmentir uma declaração nova de saída de jogador, de rachas, de brigas, de picuinhas e birras entre treinador e atletas, e a equipe segue na zona de baixo da tabela de classificação no Brasileiro, e é impossível responder a pergunta: Onde estaremos no fim desse campeonato? Por certo, não podemos prever o futuro, mas se pegarmos por base o pós Libertadores, dá até medo de pensar.

O Cruzeiro nesse momento está uma zona, onde a verdade nunca é dita, e quando surgem perguntas acerca do que ocorre na Toca II a resposta vem curta e grossa, através de um “coice“, seja do presidente ou do técnico: “Assunto interno“. O torcedor é o grande financiador do futebol e merece mais clareza nos assuntos do clube, afinal quando o time está na pior, começam a chamada pela torcida, “o torcedor precisa apoiar“… “o torcedor tem que jogar junto” e blá blá blá. O Torcedor cruzeirense nunca fez tão bem o seu papel como o faz agora, às vezes em número reduzido, mas sempre apoiando, mesmo quando o que se vê em campo é uma total falta de comprometimento dos jogadores com o clube e conosco. O torcedor exige respeito e comprometimento Cruzeiro!

Dentre os assuntos levantados ontem nas entrevistas com o presidente, com certeza muitos estão pensando na possível parceria do clube com a Traffic. E tome mais especulação: Traffic, parceira do Palmeiras, perdeu no início do ano a chance de comprar os direitos de um atleta que se valorizou muito no Cruzeiro: Kléber. Recentemente um site publicou matéria acerca do desejo do atleta em retornar ao seu ex-clube e disputar a Libertadores em 2010. O atleta não confirmou as declarações, mas logo se pensa: Vão mandar uma barca para o Cruzeiro dizendo que são promessas, como ocorreu no Palmeiras, e levarão o nosso grande atleta, e o Cruzeiro dizendo que isso é lucrativo para o clube.

Lógico que nada aconteceu, nada está definido, e se a parceria acontecer será visando 2010. Mas como tenho dito, torcedores, abram os olhos com o Sr. Zezé Perrella! Precisamos de títulos de expressão, e não de dinheiro! Se para ganhar títulos precisar atrasar os salários, que atrase!
A torcida precisa de uma resposta urgente do clube, em campo, e de sua diretoria, com ações claras e que visem conquistas, e não o livre comércio de atletas Brasil-Europa.

Grande Abraço!
Até mais!