Análise Pré-Libertadores 2010: Duelo Cruzeiro X Real Potosí


Salve nação celeste! Seguindo o costume, o GDG mais uma vez faz uma análise dos adversários e do caminho do Cruzeiro antes de uma competição. Falaremos nesta coluna um pouco mais sobre o confronto direto contra o Real Potosí por uma das vagas na primeira fase da Copa Libertadores de 2010 , apresentando as armas de cada uma das equipes e buscando conhecer um pouco mais o rival que o Cruzeiro tem pela frente. 

Cruzeiro:

Campeonato Nacional 2009: 4º lugar no Campeonato Brasileiro.

Copa Libertadores 2009: Vice-Campeão, eliminado pelo Estudiantes (ARG) na final

Campeonato Estadual 2010: 1º lugar no Campeonato Mineiro.

Classificado como: 4º lugar no Campeonato Brasileiro.

Destaque: Kléber

Análise: Poucos tem dúvida sobre o favoritismo do Cruzeiro para o confronto contra o Real Potosí. A equipe celeste conta com um maior número de destaques individuais e a força de um conjunto que à três anos é comandado por Adílson Batista e sofreu poucas modificações.

A estreia no Campeonato Mineiro na última semana com goleada por 6 a 0 sobre o Uberlândia credencia ainda mais a equipe cruzeirense que antecipou a preparação para enfrentar a altitude, partindo logo depois da estreia no Estadual para a cidade de Sucre, na Bolívia, onde vem se preparando para a primeira partida contra o Potosí.

Real Potosí:

Campeonato Nacional 2009: 2º lugar no Apertura e 5º lugar no Clausura

Copa Libertadores 2009: Eliminado na Pré-Libertadores pelo Palmeiras (BRA).

Campeonato Nacional 2010: Ainda não começou.

Classificado como: Campeão dos Playoffs 2009.

Destaque: Cristian Ruiz

Análise: O Real Potosí 2010 é uma equipe mais frágil que o Real Potosí 2008 que conseguiu derrotar o Cruzeiro por 5 a 1 e empatar com o San Lorenzo (ARG) atuando em seus domínios. Desde o final de 2008, quando a empresa mineradora que patrocinava a equipe cancelou os investimentos no clube, os bolivianos acostumaram-se a ver os principais destaques da equipe a abandonarem o time para jogar em outros clubes.

Devido a isso, o Real Potosí não conseguiu vagas diretas para a Libertadores nos últimos dois anos, diferente de 2008, e, pelo segundo ano seguido, enfrentará um brasileiro na Pré-Libertadores. No ano passado, os bolivianos não resistiram e foram eliminados pelo Palmeiras com duas derrotas, mas a primeira partida foi no Parque Antártica e obrigou o Real Potosí a se abrir na partida de volta. Com a ordem dos confrontos invertida, a esperança da equipe é aproveitar-se da altitude de aproximadamente 4 mil metros de seu estádio, vencer o primeiro jogo e se segurar na partida do Mineirão.

Palpite: Cruzeiro