Análise dos confrontos das semi-finais da Libertadores 2009: Jogo-a-Jogo


Salve nação celeste! Demorou mas saiu a análise das semi-finais. Antes tare do que nunca, é hora de destrincharmos um pouco melhor as quatro equipes que mantêm vivo o sonho de ganhar a América.

Jogo 1: Grêmio X Cruzeiro

Grêmio: Campanha no Campeonato Nacional 2009: 9º lugar no Campeonato Brasileiro.

                Campanha na Libertadores 2009: Melhor 1º colocado da primeira fase, eliminou Universidad San Martín (PER) e Caracas (VEN) no mata-mata. 10J, 7V, 3E, 0D, 17GP, 3GC, 14S.

 Cruzeiro: Campanha no Campeonato Nacional 2009: 15º lugar no Campeonato Brasileiro.

                   Campanha na Libertadores 2009: 5º Melhor 1º colocado da primeira fase, eliminou Universidad do Chile (CHI) e São Paulo (BRA) no mata-mata. 10J, 8V, 1E, 1D, 16 GP, 7GC, 13S

Análise: Os números são cegos as vezes, mas a realidade é que o Grêmio não faz boa temporada este ano. Não venceu nenhum Gre-Nal no Gauchão (se não me engano perdeu os três) e não enfrentou grandes perigos na Libertadores. Mesmo assim, empatou com Universidad do Chile em casa e contra o Caracas duas vezes. A vaga para semi-final foi conquistada com muito esforço.

A verdade é que o Grêmio ainda não foi testado na temporada com exceção dos Gre-Nais onde fracassou. A partida contra o Cruzeiro será a grande chance para o Grêmio provar que tem um bom time, mas o Cruzeiro parece chegar a semi-final mais pronto.

O Cruzeiro venceu o Mineiro com facilidade e passou por adversários mais difíceis na Libertadores. São Paulo e Estudiantes são bem melhores que qualquer adversário eliminado pelo Grêmio e até mesmo o Deportivo Quito teria chances de se classificar no grupo gaúcho da primeira fase. O Cruzeiro tem ainda mais jogadores com capacidade de decisão, como Kléber, Wágner e Ramires (que joga a segunda partida). O Grêmio se apoia em poder definir o confront em casa, o que o São Paulo também tinha como vantagem. Pela torcida, pelo elenco e pelo momento, não dá para apostar em outra coisa a não ser na classificação do Cruzeiro.

Jogo 2: Nacional (URU) X Estudiantes (ARG)

Nacional: Campanha no Nacional 2009: Disputa a final do Campeonato Uruguaio contra o Defensor. Empatou a primeira partida em 1 a 1.

                 Campanha na Libertadores 2009: 3º melhor 1º colocado na 1ª fase. Classificou-se diretamente nas oitavas-de-final devido à retirada do San Luís (MEX) e eliminou o Palmeiras (BRA) no mata-mata. 8J, 4V, 4E, 0D, 13GF, 4GC, 9S.

Estudiantes: Campanha no Nacional 2009: 7º Colocado no Campeonato Argentino.

                     Campanha na Libertadores 2009: Passou pelo Sporting Cristal (PER) na Pré-Libertadores. 2º melhor 2º colocado atrás do Cruzeiro na primeira fase. Eliminou Libertad (PAR) e Defensor (URU) no mata-mata. 12J, 7V, 2E, 3D, 16GF, 6GC, 10S.

Análise: A imprensa brasileira tem desprezado estas duas equipes e dizendo que quem vencer a semi-final brasileira será o campeão. As duas equipes, no entanto, parecem não estar convictas disso.

             O Nacional, de fato, é uma equipe frágil. Eliminou o Palmeiras graças a um gol achado no Palestra Itália que permitiu aos uruguaios empatar em 0 a 0 a partida de volta no Estádio Centenário. Foi a segunda zebra uruguaia na competição, já que o Defensor também já havia eliminado  o Boca.

             O algoz do Defensor, por sua vez, foi o próprio Estudiantes. Uma equipe sem grandes jogadores, salvo a exceção de Verón que ainda consegue ser um jogador decisivo. Graças as suas atuações o Estudiantes conseguiu chegar tão longe na competição e espantar a primeira zebra uruguaia. Tudo indica que o Estudiantes conseguirá tranquilamente eliminar a segunda.