Análise do Brasileirão 2013 – Parte 5 – Os favoritos ao título


Finalmente é a hora de encerrar o nosso guia e apontar os quatro principais candidatos ao título do Brasileirão de 2013.

A missão de selecionar quatro equipes em um torneio tão equilibrado não é fácil. Das dezesseis que já foram apresentadas, no mínimo mais quatro poderiam ocupar a posição de favoritos e pensar em título, neste momento. Todavia, fizeram um primeiro semestre abaixo dos times que agora serão apresentados.

Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense foram as equipes de melhor aproveitamento aqui no ano e largam como favoritos no Brasileirão. Fosse um mata-mata rápido, os principais candidatos pelo que apresentaram até aqui no ano certamente seriam os quatro clubes. Resta saber quem consegue se manter forte até dezembro chegar.

Atlético-MG
Posição no Brasileirão 2012: Vice-campeão
Posição no Estadual 2013: Campeão.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1971.
Competição paralela: Disputa às quartas-de-final da Libertadores contra o Tijuana. Eliminou o São Paulo nas oitavas. Disputa a Copa do Brasil a partir das oitavas.
Análise: O Atlético-MG é tido por muitos como a grande sensação da temporada, mas outros já avisam sobre as limitações do time. Celso Roth, por exemplo, já comentou que as jogadas do time alvinegro são manjadas e esta é opinião de muitos outros que analisam o futebol atleticano.
Independente disso, porém, é fato que o Atlético-MG tem conquistado bons resultados, especialmente quando atua em casa. Fora de seus domínios, porém, o time é frágil. Passou o segundo turno do Brasileiro praticamente inteiro sem vencer fora de casa e este ano já foi derrotado por São Paulo e duas vezes pelo Cruzeiro quando saiu do Independência.
O bom momento do ataque atleticano aumenta a confiança em um bom campeonato e na conquista do título que no ano passado ficou com o Fluminense. Pelo que apresentou recentemente, o Atlético-MG se apresenta como um sério candidato.

Corinthians
Posição no Brasileirão 2012: 6º lugar
Posição no Estadual 2013: Campeão.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011.
Competição paralela: Eliminado pelo Boca nas oitavas-de-final da Libertadores. Disputa a Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final.
Análise: Maior orçamento do futebol brasileiro, cotas de tv privilegiados, auxílio do poder público na construção do estádio próprio. Sem sombra de dúvidas, os fatores extra-campo colocarão o Corinthians como favorito em qualquer competição que disputar, mas não é só isso que explica o time alvinegro como um dos principais candidatos ao título.
A base campeã do mundo em 2012 está mantida e ao que parece o clube tende a perder apenas o volante Paulinho para o mercado internacional. No entanto, dinheiro para contratar um substituto não falta.
Apesar disso, a diretoria tem feito algumas apostas estranhas como as contratações dos veteranos Ibson e Maldonado que recentemente não tem conquistado destaque nos clubes que defenderam. Contudo, mesmo que dê errado poucos times tem a condição de reverter um erro de planejamento com novas contratações como o Corinthians, daí a impossibilidade de descartá-lo como um sério postulante ao campeonato.

Cruzeiro
Posição no Brasileirão 2012: 9º lugar
Posição no Estadual 2013: Vice-campeão. Eliminado pelo Atlético-MG na final.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1966 e 2003
Competição paralela. Disputa a terceira fase da Copa do Brasil contra o Atlético-GO . Passou por CSA e Resende nas fases anteriores.
Análise: A equipe de melhor aproveitamento no ano até aqui é também um time em construção. Com mais de uma quinzena de contratações, o Cruzeiro ainda busca o seu melhor entrosamento, mas mesmo assim vem mostrando com suas atuações que tem potencial para brigar pela taça.
A contratação do zagueiro Dedé também é um sinal de ambição da diretoria e as posições carentes do elenco como a de primeiro volante ainda devem receber reforços de qualidade , se juntando a um elenco que mescla a experiência de jogadores como Diego Souza, Dagoberto e Borges a juventude e potencial de atletas como Everton Ribeiro, Vinícius Araújo, Élber e Mayke.
O grande problema para quem deseja apostar na Raposa, no entanto, é a ausência de grandes desafios à equipe durante a temporada. Mesmo assim, as duas vitórias conquistadas sobre o Atlético-MG e o 100% de aproveitamento no Mineirão sugerem um time forte e capaz de brigar nas primeiras posições até o fim do campeonato.

Fluminense
Posição no Brasileirão 2012: Campeão.
Posição no Estadual 2013. Vice-campeão. Eliminado pelo Vasco na semifinal da Taça Guanabara e pelo Botafogo na final da Taça Rio
Melhor classificação em Brasileiro: Campeão em 1970, 1984, 2010 e 2012
Competição paralela. Disputa as quartas-de-final da Copa Libertadores contra o Olimpia. Eliminou o Emelec nas oitavas-de-final. Disputa a Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final.
Análise: A eficiência da equipe campeã do último Brasileirão já não é mais a mesma e boa parte dos seus destaques individuais no último ano caiu de produção neste início de ano, mas o elenco do Fluminense não permite descartar o time das Laranjeiras da briga pelo título.
Mesmo com Wellington Nem e Fred atuando abaixo do esperado, especialmente na Copa Libertadores, o Fluminense vem conquistando os resultados e avançando na competição, ainda que aos trancos e barrancos, mostrando que o pragmatismo do trabalho do treinador Abel Braga sobrevive mesmo aos momentos de crise técnica dos principais jogadores.
O grande problema tricolor, contudo, é a ausência de Deco, suspenso por doping e que enfraqueceu o meio-campo do time carioca. A diretoria, com o eterno apoio da Unimed, segue buscando reforços e o departamento jurídico tenta a liberação do meia luso-brasileiro. Se não ficar parado e aceitar o declínio do elenco, o Fluminense, mesmo sem brilho, vai incomodar e brigar por mais um título nacional.