Análise do Brasileirão 2013 – Parte 3 – Com cara de meio de tabela


Chegamos à terceira parte do nosso guia e com ele aos clubes que não devem fazer mais do que figurar no meio da tabela ao longo da competição.

Com investimentos modestos ou resultados frágeis no primeiro semestre, Coritiba, Flamengo, Santos e Vasco não estão à altura dos principais candidatos do torneio, mas também não parecem tão ameaçados pelo fantasma do rebaixamento em um primeiro momento.

A possibilidade de se reforçar na Copa das Confederações e melhorar o elenco destas equipes também é maior em relação aos times já apresentados, mas aqui todo cuidado é pouco para que a ausência de bons resultados no ano até aqui não se transforme em desespero no final do ano.

Coritiba.

Posição no Brasileirão 2012: 13º lugar
Posição no Estadual 2013: Campeão.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão de 1985
Competição paralela: Eliminado pelo Nacional (AM) na segunda fase. Eliminou o Souza na primeira eliminatória.
Análise: O Coritiba foi vice-campeão da Copa do Brasil por 2 anos seguidos e começou o ano comemorando a contratação do meia Alex. No entanto, os resultados até aqui na temporada deixam o torcedor coxa-branca preocupado com o futuro do clube.
A conquista do campeonato paranaense foi facilitada pelo desprezo do rival Atlético pela competição, uma vez que o Furacão disputou o torneio com uma equipe sub-23. Mesmo assim, o Coritiba perdeu o segundo turno e precisou dos jogos finais para ficar com a taça, em um equilíbrio inesperado diante da importância que o rubro-negro deu ao torneio.
A maior preocupação, porém, veio na Copa do Brasil. A equipe alviverde foi goleada pelo Nacional do Amazonas e não teve forças para reverter o resultado adverso. O elenco parece limitado e falta confiança neste início do Brasileirão. O Coxa precisa se cuidar para não dececpcionar novamente a sua torcida.

Flamengo.

Posição no Brasileirão 2012: 11º lugar
Posição no Estadual 2013: 3° lugar. Eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Guanabara e foi eliminado por Fluminense e Resende no Grupo B da Taça Rio.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.
Competição paralela: Disputa a terceira fase da Copa do Brasil contra o . Passou por Remo e Campinense nas fases anteriores.
Análise: De contrato novo com Adidas e Caixa Econômica Federal, o Flamengo espera reverter a eterna crise econômica que assombra o clube e montar um grande time, mas 2013 não deu nenhum sinal até aqui de que o clube caminha para isso no curto prazo.
A dependência dos gols do limitado Hernanes para não fazer uma campanha ainda mais vexatória no campeonato estadual sinaliza a ausência de bons nomes no elenco rubro-negro, mas a diretoria tenta se mexer para buscar reforços e ao menos não deixar o clube conviver com o risco de rebaixamento ao final da competição.
Até o momento, porém, o Flamengo não conseguiu mais do que a contratação de Marcelo Moreno, praticamente dispensado pelo Grêmio após problemas extra-campo. Muito pouco para sonhar com algo mais do que o meio da tabela.

Santos.
Posição no Brasileirão 2012: 8º lugar.
Posição no Estadual 2013: Vice-campeão. Eliminado pelo Corinthians na final.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004.
Competição paralela. Disputa a terceira fase da Copa do Brasil contra o Crac . Passou por Flamengo (PI) e Joinville nas fases anteriores.
Análise: A Neymardependência parece estar com os dias contados, mas não é porque o Santos está formando um grande time.
O principal destaque do futebol brasileiro está muito próximo de deixar o país justamento no momento em que Muricy Ramalho não consegue mais fazer o time santista render, uma vez que Montillo é uma grande decepção até aqui e faltam peças de reposição no elenco.
O vice-campeonato paulista mascarou as dificuldades de eliminar o Palmeiras e o Mogi Mirim no mata-mata estadual (ambas nos pênaltis), mas o sufoco contra Flamengo (PI) e Joinville na Copa do Brasil escancara as atuais limitações do elenco santista. A não ser que Neymar fique e conduza o time nas costas ou a grana de sua saída traga reforços, o Santos não parece pronto para o grande desafio de brigar na ponta deste Brasileirão.

Vasco.
Posição no Brasileirão 2012: 6° lugar.
Posição no Estadual 2013. 4° lugar. Eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Guanabara e por Fluminense e Volta Redonda no Grupo A da Taça Rio.
Melhor classificação em Brasileiro: Campeão em 1974, 1989, 1997 e 2000.
Competição paralela. Entrará nas oitavas-de-final da Copa do Brasil em função da colocação no último Campeonato Brasileiro, herdando a vaga do São Paulo que defenderá o título da Sul-Americana.
Análise: A crise financeira do clube cruzmaltino é de assustar e nesta temporada até mesmo água chegou a faltar no clube da Colina. O cenário, para muitos, é tão desolador que é difícil não colocar o Vasco como um dos principais candidatos ao rebaixamento.
Ao contrário desta tendência, porém, é possível perceber que o Vasco conseguiu, com relativa competência, atrair jogadores capazes de levar o clube em uma campanha segura pelo Brasileirão, especialmente alguns que chegaram ao clube por empréstimo.
Na negociação de Alecsandro com o Atlético-MG, o Vasco trouxe Leonardo e o promissor Fillipe Soutto. De Dedé com o Cruzeiro, Alisson, provavelmente Wellinton Paulista e mais algum nome. E ainda tem Eder Luiz, Pedro Ken, Sandro Silva e outros nomes experientes. Resta saber se esta reunião de nomes que não serviram em outros clubes dará liga ou se o Vasco está mesmo fadado a brigar para não cair.