Análise do Brasileirão 2013 – Parte 1 (Os favoritos ao rebaixamento)


O Campeonato Brasileiro terá início neste fim de semana e como já é tradição do Guerreiro dos Gramados, vamos para mais um Guia da competição.

Ao longo desta semana, vamos apresentando as 20 equipes do torneio e deixando o pitaco. Quem briga pela taça? Libertadores? Quem passará 2014 na Série B?

O primeiro texto, como de costume, é dedicado aos candidatos ao rebaixamento. Portuguesa, Náutico e Bahia, já eliminados na Copa do Brasil e com campanhas irregulares nos estaduais surgem como favoritos destacados, mas sobra uma vaga.

A aposta vai na Ponte Preta, que sempre sofre com o desmanche da equipe após boas campanhas no primeiro semestre. Ao fim do ano, vamos ver se alguma destas equipes conseguiu surpreender.

Bahia

Posição no Brasileirão 2012: 15º

Posição no Estadual 2013: Vice-campeão baiano. Derrotado pelo Vitória na final.

Competição Paralela: Eliminado pelo Luverdense na 2ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo Maranhão na primeira fase.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1959 e 1988.

Análise: Após escapar do rebaixamento na última rodada em 2012, o Bahia parece não ter feito o dever de casa e após um primeiro semestre desastroso chega com muito descrédito ao Brasileirão.

Goleada por duas vezes pelo Vitória e eliminada pelo Luverdense na Copa do Brasil, a equipe baiana pagou o preço por apostar em Joel Santana, um treinador com trabalhos recentes sempre decepcionantes,e agora tenta se reconstruir sob o comando de Cristovão Borges, com passagem recente pelo Vasco.

Com Obina, Fahel e Souza como destaques, certamente o Tricolor da Boa Terra terá que se superar para não fazer feito neste campeonato.

Náutico

Posição no Brasileirão 2012: 12º

Posição no Estadual 2013: 3º colocado. Eliminado pelo Santa Cruz na semifinal.

Competição Paralela: Eliminado pelo Crac na 1ª fase da Copa do Brasil.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Vice-campeão em 1967.

Análise: O Timbu decepcionou no Campeonato Pernambucano mais uma vez e já faz muito tempo que o título estadual não vai para os Aflitos (2004). Para piorar, a participação na Copa do Brasil foi catastrófica e o time acabou eliminado logo na primeira fase pelo Crac de Goiás.

A força dos Aflitos, no entanto, foi o suficiente para manter o Náutico na Série A em 2012, mas este ano a equipe alvirrubra também terá este desfalque, uma vez que o Náutico aceitou mandar seus jogos na Arena Pernambuco, deixando assim o seu alçapão de lado.

Com poucos nomes conhecidos, o Náutico terá certamente muitas adversidades na competição. Permanecer na Série A, portanto, já seria motivo de comemoração.

Ponte Preta

Posição no Brasileirão 2012: 14ª

Posição no Estadual 2013: 5ª colocada. Eliminada pelo Corinthians nas quartas-de-final

Competição Paralela: Eliminou Itabaiana e Bragantino. Enfrenta o vencedor de Coritiba e Nacional (AM) na terceira fase.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 3º lugar em 1981

Análise: Pelo que fez no primeiro semestre, a Ponte merecia uma classificação superior a que foi listada neste guia. Mas o filme do segundo semestre sempre é parecido em Campinas e a poderosa Macaca do início do ano se transforma em uma frágil equipe.

A dificuldade de manter o seu elenco após boas campanhas no Paulista como a deste ano, quando foi o melhor time do interior, faz com que a Macaca perca seus melhores jogadores e, inevitavelmente, tenha dificuldade em manter o nível na sequência do ano.

o lateral Cicinho, por exemplo, deve migrar para o São Paulo e outros nomes seguem sendo sondados. A não ser que a Ponte resista estas investidas, dificilmente o filme de 2012 quando o clube brigou para fugir do rebaixamento após bela campanha no estadual não se repetirá.

Portuguesa

Posição no Brasileirão 2012: 16ª

Posição no Estadual 2012: Campeão da Série A-2

Competição Paralela: Eliminada pelo Naviraiense na 1ª fase da Copa do Brasil

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Vice em 1996,

Análise: Para muitos, a sobrevivência da Portuguesa na Série A em 2012 após o rebaixamento no Campeonato Paulista foi uma espécie de milagre. Mesmo após o rebaixamento estadual, a Lusa se manteve firme na principal divisão nacional, mas iniciou 2013 dando mostras de que deve sofrer mais uma vez.

A campanha irregular no Paulista da Série A-2, com direito a goleada sofrida para o Comercial por 7X0, terminou em título, mas foi acompanhada por uma vexatória eliminação para o modesto Naviraiense na Copa do Brasil, escancarando a fragilidade da equipe rubroverde.

O meia Souza, ex-Cruzeiro, e o atacante Diogo, ex-Flamengo e Santos, são as modestas apostas para um Brasileirão tranquilo, o que é difícil de acreditar que a Lusa irá conseguir.