Análise das equipes do Grupo 5 da Copa Libertadores 2018


Salve nação celeste!

Nesta terça-feira terá início a disputa da Copa Libertadores e o Cruzeiro será uma das equipes a abrir a competição duelando contra o Racing na Argentina em partida que inaugura o Grupo 5 do torneio.

Esta chave, aliás, é tida como uma das mais duras da primeira fase e não dá para descartar ninguém na briga pelas duas vagas no mata-mata do principal torneio do continente. Mas como não ficamos em cima do muro, vamos conhecer nossos rivais, dar nossos palpites e, claro, já cravar. Uma das vagas será cinco estrelas!

Cruzeiro

Campeonato Nacional em 2017: 5º colocado no Brasileirão.

Copa Libertadores 2017: Não disputou. Foi eliminado na Sul-Americana pelo Nacional (Paraguai) na 1ª fase em 2017. Última participação foi em 2015 quando chegou até às quartas-de-final e foi eliminado pelo River Plate (Argentina).

Campeonato Estadual 2018: Líder do Campeonato Mineiro.

Classificado como: Campeão da Copa do Brasil.

Melhor campanha em Libertadores: Campeão em 1976 e 1997.

Destaque: Thiago Neves.

Palpite: Avança de Fase.

Análise: O Cruzeiro volta à Libertadores após ficar ausente nas últimas duas edições e o desejo de conquistar o tricampeonato da competição move a torcida, o elenco e a comissão técnica nesta temporada.

Com a manutenção da base campeã da Copa do Brasil em 2017, reforçada por jogadores como Fred, Edílson, Bruno Silva e Mancuello, e o retorno aos campos de Dedé e Judivan, a Raposa tem um dos elencos mais fortes do torneio e espera provar isto em campo.

Racing

Campeonato Nacional em 2017: 4º colocado no Campeonato Argentino.

Copa Libertadores 2017: Não disputou. Foi eliminado na Sul-Americana pelo Libertad (Paraguai) nas quartas-de-final em 2017. Última participação foi em 2016 quando chegou até às oitavas-de-final e foi eliminado pelo Atlético-MG.

Campeonato Nacional 2018: 5º colocado no Campeonato Argentino.

Classificado como: 4º colocado do Campeonato Argentino.

Melhor campanha em Libertadores: Campeão em 1967.

Destaque: Lautaro Martínez.

Palpite: Avança de Fase.

Análise: O Racing investiu de forma consistente na qualificação da sua equipe e busca fazer uma boa Libertadores, uma vez que o único título já está bastante distante no tempo e seu principal rival, o Independiente, ostenta o título de campeão da Sul-Americana de 2017.

Em meio a nomes experientes como Arévalo Rios, Donatti, Centuríon e Lizandro López, destaca-se o promissor Lautaro Martinez, artilheiro do último sul-americano sub-20 e no radar de Sampaoli como um possível nome para a Copa do Mundo da Rússia.

Universidad do Chile

Campeonato Nacional em 2017: Campeão do Torneio Clausura (1º semestre). 3º colocado no Campeonato de Transição Chileno (2º semestre).

Copa Libertadores 2017: Não disputou. Foi eliminado na Sul-Americana pelo Corinthians na primeira fase em 2017. Última participação foi em 2016 quando foi eliminado na pré-Libertadores pelo River Plate do Uruguai.

Campeonato Nacional 2018: 2º colocado no Campeonato Chileno.

Classificado como: Campeão do Clausura 2017.

Melhor campanha em Libertadores: Semifinalista em 1970, 1996, 2010 e 2012.

Destaque: Maurício Pinilla.

Palpite: Eliminado na 1ª fase.

Análise: Patinho feio do grupo, a equipe da Universidad do Chile não manteve nos últimos anos as excelentes participações continentais do início da década quando, sob o comando de Jorge Sampaoli, esteve entre as potências da América do Sul e revelando bons jogadores que, inclusive, foram a base do bicampeonato da Copa América conquistado pelo Chile.

A crise no futebol chileno com a eliminação do país nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, porém, mostra que a realidade atual é diferente. Mesmo assim, os chilenos tem nomes experientes como o atacante Pinilla, o zagueiro Gonzalo Jara e o lateral Jean Beaysejour, além do ex-cruzeirense Felipe Seymour, para tentar surpreender e sobreviver a um grupo tão pesado.

Vasco

Campeonato Nacional em 2017: 7º colocado no Brasileirão.

Copa Libertadores 2017: Não disputou. Última participação continental na Libertadores foi em 2012 quando foi eliminado nas quartas-de-final da Libertadores pelo Corinthians.

Campeonato Estadual 2018: 7º colocado na classificação geral do Campeonato Carioca.

Classificado como: Obteve vaga na pré-Libertadores com o 7º lugar no Brasileirão 2017. Na etapa preliminar, eliminou a Universidad Concepción do Chile e o Jorge Wilstermann da Bolívia.

Melhor campanha em Libertadores: Campeão em 1998.

Destaque: Martin Silva.

Palpite: Eliminado na 1ª fase.

Análise: Garantido na fase de grupos após quase deixar escapar a ampla vantagem que construiu contra o Jorge Wilstermann no jogo de ida no confronto da terceira fase preliminar da Libertadores, o Vasco volta a disputar um torneio continental após cinco anos de ausências e a meta é superar a fase de grupos.

Com um grupo que tem uma mescla interessante de atletas experientes, como os ex-cruzeirenses Fabrício e Rafael Galhardo, e revelações como Paulinho e Evander, o principal destaque é o goleiro da seleção uruguaia Martin Silva, heroi na disputa dos pênaltis que garantiu o Vasco no Grupo 5. Os jogos em São Januário também serão parte da esperança de conseguir alcançar uma das vagas do grupo às oitavas-de-final.

Por: João Henrique Castro