Análise das equipes do Campeonato Mineiro – Parte 3: Os favoritos


Salve nação celeste! O Campeonato Mineiro de 2012 começa neste domingo e o Guia do Guerreiro dos Gramados chega ao seu capítulo final.
Análise das equipes do Campeonato Mineiro - Parte 2: Quem pode surpreenderApós um 2011 no qual as equipes do estado não tiveram uma participação de destaque na primeira divisão nacional, pode-se dizer que não existe um franco favorito ao título estadual em 2012.
Cruzeiro, Atlético e América passam por um processo de reconstrução e o Nacional, o quarto time que completa a lista dos principais candidatos, nada mais é do que um pedaço de como este processo acontece na Raposa.
O título deve ficar na capital, mas em um ano em que o trio de ferro busca se reencontrar, a base cruzeirense com as cores do Búfalo também pode sonhar.

América

Campeonato Mineiro 2011: 3º lugar
Divisão Nacional: Série B
Competição paralela: Copa do Brasil. Disputa a primeira fase contra o Boavista (RJ)
Destaque: Alessandro
Análise: Gilson, Amaral, Kempes… Estes são apenas alguns dos destaques do América no último Brasileirão que não continuam no clube que comemora o seu centenário em 2012.
O Coelho passa por um processo de reformulação e o grande objetivo da temporada é retornar à Série A no segundo semestre, mas nem por isso a equipe americana abre mão de disputar o título nacional.
Com atletas experientes como os atacantes Fábio Júnior e Alessandro e o meia Luciano, o América até larga um pouco atrás dos dois rivais da capital, mas corre por fora e tem suas chances de ficar com a taça ao fim do torneio.

Atlético-MG

Campeonato Mineiro 2011: Vice-campeão
Divisão Nacional: Série A
Competição paralela: Copa do Brasil. Disputa a primeira fase contra o Cene (MS)
Destaque: Réver
Análise: Nenhuma equipe do estado teve tão poucas alterações da última temporada para esta quanto o Atlético. O Galo perdeu apenas o armador Daniel Carvalho da sua equipe titular e, por isso mesmo, agiu pouco neste mercado de transferências.
As contratações atleticanas, no entanto, reduziram drasticamente a média de altura da equipe titular e sem Daniel Carvalho, o principal assistente em 2011, o Atlético terá que modificar seu estilo de jog, extremamente dependente das bolas paradas na última temporada.
Se por um lado a manutenção da base é um trunfo atleticano, por outro as poucas mudanças obrigam o Atlético a repensar seu estilo de jogar. Para pensar em título, a equipe precisa adaptar Escudero e Danilinho em seu esquema tático.
Como de costume, divide o favorotismo ao título estadual com o Cruzeiro.

Cruzeiro

Campeonato Mineiro 2011: Campeão
Divisão Nacional: Série A
Destaque: Montillo
Análise: Reforços de qualidade questionável, perda de jogadores importantes como Fabrício, a novela Montillo, salários atrasados e vindo de má campanha em 2011. Este é o Cruzeiro que inicia 2012 sob desconfiança de sua torcida e com o prestígio abalado de uma forma que não se via há anos.
Diante deste cenário, é indiscutível que o tradicional favoritismo do Cruzeiro ao título estadual encontra-se abalado, mas não há equipe no estado em situação melhor. Nem mesmo o Atlético que procura um novo estilo de jogo que não sabe se encaixará e que terminou 2011 sofrendo uma impiedosa goleada da Raposa.
Não é exagero dizer que o Cruzeiro dispõe, hoje, de poucos valores individuais de qualidade indiscutível, mas o melhor jogador do estado veste a camisa azul. Somando isto a segurança do goleiro Fábio e a presença de nomes como Victorino, Leandro Guerreiro e Wallyson, além das contratações que podem se acertar como Walter e Diego Árias, o Cruzeiro faz, no papel, a alcunha de favorito ser justa.
Resta saber se o time, ao contrário do segundo semestre de 2011, dará liga.

Nacional

Campeonato Mineiro 2011: Vice-campeão do Módulo II
Divisão Nacional: Não tem
Destaque: Kerlon
Análise: Time recém-fundado no interior com uma parceria com o Cruzeiro é campeão Mineiro. A notícia lembra a trajetória do Ipatinga durante a conquista do título mineiro de 2005 e, de certa forma, é o roteiro que o Nacional de Nova Serrana espera construir neste estadual.
Com nomes até mais conhecidos do que os que o Tigre tinha a sua disposição naquele ano, casos de Kerlon, Reinaldo Alagoano e dos garotos Gabriel Araújo, Gil Bahia, Éber e Sebá, entre outros, o Búfalo espera que a parceria com o Cruzeiro possa dar tão certo quanto a que existia com o Ipatinga e consolidar sua ascensão estadual.
O título parece distante, mas também não parecia próximo do Ipatinga antes do apito inicial em 2005. Se o trio da capital não corresponder, o Nacional parece ser o candidato mais forte do interior a ficar com a taça.