12 jan Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2010: Parte 1
Salve nação celeste! Seguindo o costume do ano passado, o GDG apresenta um pequeno mapa dos adversários do Cruzeiro nas principais competições que o clube disputa. Como a estreia do clube é no Campeonato Mineiro, começaremos analisando os clubes que em 2010 disputarão o Módulo I do Estadual. Como critério para apresentar os rivais, utilizaremos de ordem alfabética. Serão apresentados três clubes por dia e hoje falaremos um pouco sobre os Américas (Teófilo Otoni e Belo Horizonte) e o Atlético-MG.
América (Belo Horizonte)
Campeonato Mineiro 2009: 5º lugar
Divisão Nacional: Série B
Destaque: Bruno Mineiro
Análise: O Coelho entra motivado na disputa do Campeonato Mineiro deste ano. Após a passagem pelo Módulo II no ano de 2008, o América se recuperou. Classificou-se para a 2ª fase no ano passado na qual foi eliminado pelo Cruzeiro e conquistou o título da Série C no segundo semestre.
Apesar de ter alcançado os seus objetivos na temporada passada, o América começará a temporada de técnico novo. Saiu Givanildo de Oliveira e entrou Marco Aurélio (da Copa do Brasil de 2000). Alguns reforços chegaram este ano como o goleiro Gléguer (ex-Cruzeiro) e a base foi mantida, com destaque para Bruno Mineiro que é alvo de propostas e ainda pode sair. Com a garantia de que jogará o ano inteiro com a disputa da Série B, é bem provável que invista em novos jogadores se algo der errado. Espera-se, entretanto, que o Coelho esteja entre os primeiros do campeonato.
Palpite: Semi-finalista.
América (Teófilo Otoni)
Campeonato Mineiro 2009: 3º lugar do Módulo II (Promovido graças a desistência do Rio Branco)
Divisão Nacional: Não tem (Pode se classificar para a Série D dependendo da posição no Campeonato)
Destaque: Bruno Maranhão
Análise: A equipe que revelou o atacante Fred (ex-Cruzeiro) é a grande novidade do Módulo I deste ano. Classificado de última hora, o Dragão de Teófilo Otoni conseguiu a vaga após a desistência do Rio Branco de Andradas de disputar o Campeonato deste ano. 3º colocado do Módulo II do ano passado, a equipe não envergonha-se do feito, uma vez que ficou atrás apenas de Caldense e Ipatinga, clubes que foram campeões estaduais recentemente (Caldense em 2002 e Ipatinga em 2005).
A inexperiência em competições deste nível é o principal ponto fraco da equipe que busca compensar esta dificuldade através de contratações de jogadores que já disputaram o Mineiro como Eliézio e Pablo, com passagens pelo Cruzeiro, e Eraldo, pelo Atlético-MG. O grande destaque dos amistosos até agora, no entanto, é o meia Bruno Maranhão que tem se tornado a principal esperança de uma boa campanha.
Palpite: Briga para não cair.
Atlético-MG
Campeonato Mineiro 2009: Vice-Campeão
Divisão Nacional: Série A
Destaque: Diego Tardelli
Análise: O Atlético, assim como o América, chega empolgado no Campeonato Mineiro por ter feito um dos melhores segundos semestres dos últimos anos do clube. Em 2009, o Atlético alcançou a 7ª colocação e garantiu a melhor campanha do time em Brasileiros desde que os pontos corridos foram instaurados no Brasil, repetindo a colocação atingida em 2003. Todavia, o gosto da campanha foi de frustração, uma vez que o time chegou a liderar a competição, mas não resistiu aos confrontos diretos contra os primeiros colocados que promoveram duas quedas de desempenho durante a competição. Uma na virada do primeiro para o segundo turno e outra na reta final do campeonato.
Os resultados provocaram a demissão de Celso Roth, que já tinha renovado o contrato com o clube, e a motivação da torcida retornou com o anúncio de Wanderley Luxemburgo como novo treinador. A expectativa era de que o treinador trouxesse consigo bons jogadores que sempre o seguem, mas até o momento isto não se realizou. O time manteve a base do ano passado e tem nos pés de Diego Tardelli a esperança de impedir o tricampeonato estadual do Cruzeiro.
Palpite: Vice-Campeão mais uma vez