Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2013 – Parte 3: Os favoritos


Chegamos ao encerramento do nosso Guia do Campeonato Mineiro e chegou a hora de falarmos dos principais candidatos ao título estadual em 2013.

Únicos clubes do estado nas duas principais divisões nacionais, América, Atlético, Boa e Cruzeiro polarizam neste momento o futebol de Minas Gerais e, caso não tenha nenhuma zebra, devem ser os quatro classificados para a fase final do torneio.

América

Campanha em 2012: Vice-campeão
Divisão nacional: Série B
Competição paralela: Disputa a Copa do Brasil. Enfrentará o Gurupi (TO) na primeira fase.
Destaque: Fábio Junior.

Análise: O Coelho não fez uma boa Série B no segundo semestre do ano passado, mas foi responsável por tirar o Cruzeiro da decisão em 2012 e é, certamente, a equipe que mais investe para o torneio, com exceção dos dois principais clubes do estado.

Para tentar surpreender e buscar ao menos uma vaga na decisão pelo segundo seguido, o América fez contratações interessantes e manteve quem deu certo na última temporada, embora tenha negociado o jovem Brayan com o Benfica, de Portugal.

Chegaram Felipe (Atlético-GO), Tiago Alves (ex-Santos) e Laércio foi repatriado. Eles se juntam aos atacantes Fábio Junior e Alessandro, símbolos do clube nos últimos anos, para tentar buscar seu espaço na disputa pelo título estadual.

Atlético-MG

Campanha em 2012: Campeão.
Divisão nacional: Série A
Competição paralela: Disputa a Libertadores. Enfrentará São Paulo, Arsenal (ARG) e The Strongest (BOL) na primeira fase.
Destaque: Ronaldinho Gaúcho.

Análise: Eufórico com o retorno à Libertadores após 11 edições ausente, o Atlético iniciou a temporada apostando na manutenção da base vice-campeã brasileira para tentar fazer uma boa temporada.

No início do ano foram especulados vários reforços de peso, mas o clube só contratou jogadores que chegam para disputar posição com os atuais titulares. A exceção, se for concretizada a sua contratação, fica por conta de Diego Tardelli, que ganharia a camisa de titular automaticamente, principalmente em função da idolatria da torcida atleticana ao jogador.

Ignorar, no entanto, que o entrosamento da última temporada e o futebol de jogadores como Réver, Leonardo Silva e Bernard, além de Ronaldinho, que vive boa fase no clube, tornam o Atlético um adversário perigoso pode ser fatal.

Boa

Campanha em 2012: 8º lugar.
Divisão nacional: Série B.
Competição paralela: Disputa a Copa do Brasil. Enfrentará o Salgueiro (PE) na primeira fase.
Destaque: Marcelinho Paraíba.

Análise: Cada vez mais adaptado a Varginha, o Boa começa 2013 mantendo a base campeã da Taça Minas Gerais no segundo semestre e que garantiu a permanência do time do interior por mais uma temporada na Série em 2012.

Liderado por jogadores conhecidos no cenário nacional como Marcelinho Paraíba e Radamés (ex-Fluminense), o time do Sul de Minas tem tudo para ser a atração de fora da capital no campeonato, muito embora não chegue à semifinal do estadual desde 2009.

Cruzeiro

Campanha em 2012: 3º lugar.
Divisão nacional: Série A.
Competição paralela: Disputa a Copa do Brasil. Enfrentará o CSA (AL) na primeira fase.
Destaque: Diego Souza.

Análise: Com novo comandante e com mais de um time de novos jogadores, o Cruzeiro começa o ano esperançoso de voltar aos bons tempos de briga pelos títulos.

A temporada 2012 começou muito mal, mas o clube deu sinal de reconstrução já no segundo semestre, quando conseguiu fazer um Brasileiro bem melhor que o do ano anterior, mesmo com um treinador e um grupo bastante desmotivado e com alguns problemas internos.

A reformulação da equipe era necessária e teve início já em 2012, quando chegaram Ceará, Borges e Tinga, por exemplo. Para esta temporada, o clube aposta em nomes como Diego Souza, Dagoberto, Henrique e Everton Ribeiro, além de bons valores da base como Lucas Silva, Alisson e Vinícius Araújo, para montar um time forte e que já comece o ano com a conquista do título estadual.