Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2013 – Parte 2: Quem pode surpreender


Na segunda parte do nosso guia do Campeonato Mineiro, chegou a hora de conhecer as equipes do Interior que prometem brigar por uma vaga na semifinal do torneio.

Guarani, Nacional, Tupi e Villa Nova são forças tradicionais do estado, mas iniciam 2013 sem perspectivas tão claras de que o ano será melhor do que o passado, podendo tanto brigar pelo título do interior, como brigar para escapar do Módulo II, se o planejamento mostrar-se equivocado.

Guarani

Campanha em 2012: 6º lugar.

pisão nacional: Não tem.

Competição paralela: Não disputa.

Destaque: Marinho

Análise: A equipe de pinópolis terá uma novidade nesta temporada. Passará a mandar seus jogos em Nova Serrana, na Arena do Calçado, e não mais no Farião, tradicional estádio da cidade do centro-oeste do estado.

A polêmica escolha pode jogar contra a equipe e significar falta de apoio nas arquibancadas, mas o Guarani aposta no atacante Marinho (ex-Ipatinga e Atlético-MG) e na verba liberada para que atue em Nova Serrana para fazer um campeonato tranquilo e, quem sabe, beliscar uma vaga na semifinal.

Nacional

Campanha em 2012: 5º lugar.

pisão nacional: Não tem.

Competição paralela: Não disputa.

Destaque: Jaílton

Análise: Nova Serrana e a parceria com o Cruzeiro parecem ser passado no Nacional, mas mesmo transferido para Patos de Minas, o Búfalo segue com investimento forte e buscando ascensão no futebol estadual.

A classificação para semifinal do ano passado bateu na trave e por pouco o clube não garantiu uma vaga para a Série D na edição do ano passado, quando foi o melhor mineiro, mas acabou eliminado pelo Crac-GO, vice-campeão, no mata-mata do torneio.

A equipe conta com jogadores conhecidos como Rodrigo Posso (que atuou muito tempo no Cruzeiro), Luizinho e Jaílson (ambos com passagem por Ipatinga e Flamengo), Luizão (ex-Cruzeiro) e Caleb (ex-América). Se der liga, pode repetir o bom desempenho de 2012 e ao menos retornar à Série D no segundo semestre.

Tupi

Campanha em 2012: 4º lugar.

pisão Nacional: Série D.

Competição paralela: Disputa a Copa do Brasil e enfrenta o Luverdense (MT) na primeira fase.

Destaque: Adriano Lobinho.

Análise: 2012 começou bem e terminou mal para o time de Juiz de Fora. Campeão da Série, o Galo Carijó foi semifinalista do Mineiro, campeão do interior e começou a Série C cheio de moral.

O desempenho, porém, foi terrível e a equipe alvinegra acabou voltando para a 4ª pisão. Como resultado, o elenco foi bastante modificado e, neste momento, é difícil saber se dará liga.

Embora seja um dos poucos clubes do estado com o calendário garantido para o ano inteiro e com a Copa do Brasil pela frente, o Tupi investiu pouco para sonhar grande no Mineiro. Se chegar a brigar pelo G-4, já terá feito uma campanha acima do que se pode esperar atualmente.

Villa Nova

Campanha em 2012: 10º lugar.

pisão Nacional: Não tem.

Competição paralela: Não disputa.

Destaque: Tchô

Análise: Depois de quase cair para o Módulo II no ano passado, o Villa Nova se mexeu e resolveu investir pesado para tentar se destacar no Campeonato Mineiro.

O Leão do Bonfim fez nada menos do que 15 contratações e muitas delas são conhecidas do futebol mineiro. O meia Tchô, com passagem pelo Atlético-MG, o volante Cléber Monteiro e o atacante Fábio Lopes, ambos ex-jogadores do Cruzeiro, são alguns exemplos de que o Villa Nova se preparou para a competição e ao menos não deve correr os riscos que viveu na última temporada.