Análise das equipes do Brasileirão 2015 – Parte 3: Com cara de meio de tabela


Salve, nação celeste!  Chegamos a terceira parte do nosso guia e é hora de conhecermos aquelas equipes que iniciam a competição com cara de meio de tabela.

Fluminense, Goiás, Grêmio e Vasco tem histórias de altos e baixos nos pontos corridos e no primeiro semestre foram discretos, mostrando principalmente a carência de um elenco mais qualificado em alguns momentos.

É bem verdade que Goiás e Vasco faturaram seus estaduais, mas passaram longe de encantar. Sem investimentos mais significativos em seus elencos, as equipes desta parte do guia tem pouco mais do que a ambição de entrar na briga por uma vaga na Libertadores, isto se atuarem no limite de suas capacidades.

Fluminense

Posição no Brasileirão 2014: 6º colocado.

Posição no Estadual 2015:  4° colocado no Carioca. Eliminado na semifinal pelo Botafogo

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1970, 1984, 2010 e 2012.

Competição paralela: Devido a campanha no último Brasileirão e beneficiado pela presença de apenas 5 Brasileiros na Libertadores, só disputará a Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final.

Análise: O Fluminense passou a primeira fase do Carioca ameaçando ficar fora da semifinal, mas na reta final da fase classificatória ultrapassou o Madureira e garantiu presença entre os quatro grandes na etapa decisiva.

O Tricolor, no entanto, não conseguiu superar o Botafogo, que este ano disputa a Série B, e após vencer o primeiro jogo por 1X0 e perder o segundo por 2X1, acabou eliminado nos pênaltis.

Em pé de guerra com a Federação, a diretoria demitiu o treinador Cristovão Borges e trouxe Ricardo Drubsky em um dos poucos momentos na temporada em que conseguiu admitir que o clube também tinha culpa pelo baixo desempenho. Sem o suporte da Unimed, o Tricolor carioca perdeu boa parte de sua base de 2014 e não consegue reforços confiáveis. Os últimos apresentados, por exemplo, foram o experiente Magno Alves, com 39 anos, e o lateral-esquerdo Breno Lopes, que mal atuou pelo Cruzeiro. Se os poucos destaques que sobraram como Cavalieri, Wagner e Fred não estiverem em boa fase, a campanha pode até se assemelhar a de 2013, quando a decisão do STJD de retirar pontos da Portuguesa pela escalação irregular de Héverton manteve o Fluminense na primeira divisão.

 

Grêmio

Posição no Brasileirão 2014: 7º colocado.

Posição no Estadual 2015:  Vice-campeão. Derrotado pelo Internacional na final.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1981 e 1996.

Competição paralela: Enfrenta o Campinense (PB) na 2ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo CRB (AL) na 1ª fase.

Análise: Teto salarial baixo, balanços financeiros negativos (quase regra no futebol brasileiro, é verdade) dívidas com a construção da nova Arena e um time modesto. É assim que o Grêmio entra na disputa do Brasileirão 2015.

A participação no Campeonato Gaúcho, chegando a ficar fora da zona com oito classificados para a segunda fase até perto da metade da disputa, bem como a dificuldade para passar pelo CRB na Copa do Brasil (vitórias por 2X1 e 2X0) não deixam a torcida muito animada. Para piorar, o jejum de cinco anos sem vencer sequer o título estadual incomoda. E muito.

Para o Brasileirão, a permanência do treinador Luís Felipe Scolari, o Felipão, é sinal de que a diretoria tem convicção no trabalho, não se deixando abalar pelos insucessos. A equipe tem bons valores como Giuliano e o uruguaio Cristián Rodriguez, que pouco jogaram até aqui pelo clube. Todavia, com muitos jovens e pouca segurança, seria surpreendente se o Grêmio se colocasse na disputa pelos primeiros lugares.

 

Goiás

Posição no Brasileirão 2014: 12º colocado.

Posição no Estadual 2015:  Campeão goiano.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: 3° colocado em 2005.

Competição paralela: Enfrenta o Independente (PA) na 2ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo Santo André (SP) na 1ª fase.

Análise: O Goiás cumpriu bem o seu papel no campeonato estadual e venceu o torneio sem grandes dificuldades. No entanto, sabe que a partir de agora a sua missão fica bem mais complicada.

Com mudança de treinador no meio do percurso, recorrendo mais uma vez ao trabalho de Hélio do Anjos, o Goiás teve dificuldades de superar o Santo André na primeira fase da Copa do Brasil e avançou após duas vitórias por 1X0.

A expectativa, porém, é honrar a tradição de boas campanhas nos pontos corridos, revelar novamente bons jogadores e ao menos não correr sustos. Nos bastidores, visando o crescimento do clube, a diretoria busca incluir o Goiás na Copa do Nordeste em 2015, mostrando ambição de médio prazo e sedimentar o espaço do único representante do Centro-Oeste na Série A.

 

Vasco

Posição no Brasileirão 2014: 3º colocado na Série B.

Posição no Estadual 2015:  Campeão Carioca

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1974, 1989, 1997 e 2000.

Competição paralela: Enfrenta o Cuiabá (MT) na 2ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo Rio Branco (AC) na 1ª fase.

Análise: Campeão carioca tendo vencido cada um dos três principais rivais ao menos uma vez, o Vasco não merecia uma cotação melhor do que o meio de tabela? Até o momento, não.

O mau momento dos rivais não permite considerar que a conquista estadual tenha sido tão significativa de que o time possa fazer bonito no Brasileirão. Mais do que isto, mostrou que a equipe tem bons valores, mas carece de um elenco mais sólido, o que foi demonstrado nos duelos contra os pequenos e na dificuldade em eliminar o Rio Branco do Acre na 1ª fase da Copa do Brasil, momentos em que Doriva decidiu acionar os reservas.

O goleiro Martin Silva e a dupla de zaga formada por Luan e Rodrigo vivem excelente forma, assim como o atacante Gilberto. Há, no entanto, grande indefinição em outras posições e as apostas que o Vasco vem fazendo para são para lá de arriscadas. Entre elas, destaque para Dagoberto, bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, Júlio César, dispensado pelo Botafogo, e Diguinho, liberado pelo Fluminense, atletas que pouco atuaram na última temporada e que buscam se reencontrar na carreira junto a equipe vascaína que almeja fazer um bom papel em seu retorno à Série A.

Por: @jhfcastro