Análise das equipes do Brasileirão 2012: Parte 4 (Libertadores como meta)


Salve nação celeste! Passamos da metade do nosso guia do Brasileirão e hoje é dia de apresentar quatro equipes que neste momento parecem estar prontas para disputar ao menos uma vaga na Libertadores.
Botafogo, Corinthians, Grêmio e Vasco, se não chegaram a encantar no primeiro semestre ou a demonstrar um elenco confiável para um campeonato longo como o Brasileirão, são equipes com bons valores e que podem brigar em cima. Não são os principais favoritos, mas podem surpreender e acabar beliscando um espaço no G-4.
Botafogo: No Brasileirão 2011: 9º lugar na Série A.
No Estadual 2012: Vice-campeão carioca. Derrotado pelo Fluminense na final após vencer a Taça Rio. Na Taça Guanabara, também foi eliminado pelo Fluminense nas semifinais.
Copa do Brasil 2012: Eliminado pelo Vitória nas oitavas-de-final. Passou pelo Treze (PB) na 1ª fase e pelo Guarani (SP) na 2ª eliminatória.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1968 e 1995.
Análise: O Botafogo ficou invicto durante quase todo o primeiro semestre, mas as únicas três derrotas do alvinegro vieram em sequência na decisão do Carioca para o Fluminense e na eliminação da Copa do brasil pelo Vitória.
Resultados como estes costumam não deixar terra sobre terra e o Botafogo, ao menos até aqui, parece não ter sentido tanto o golpe, como é costumeiro. Com bons valores como Loco Abreu, Elkeson, Jeferson, Renato e Marcelo Mattos, possui uma equipe titular de qualidade, mas um elenco limitado. Com alguns reforços e se conseguir espantar as crises que sempre aparecem, pode pensar em G-4.
Corinthians: No Brasileirão 2011: Campeão da Série A
No Estadual 2012: 5º colocado no Campeonato Paulista. Eliminado pela Ponte Preta nas quartas-de-final
Libertadores 2012: Disputa as quartas-de-final contra o Vasco. Passou em 1º lugar do Grupo 6 na 1ª fase e pelo Emelec (EQU) nas oitavas-de-final.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011.
Análise: O atual campeão brasileiro certamente poderia constar na lista dos quatro favoritos ao título de 2012, mas a limitação do elenco e os boatos de possíveis saídas colocam o segundo semestre corinthiano em dúvida.
A dupla de volantes Ralf e Paulinho, o coração do time, tem propostas para deixar o clube e rumar para o Velho Continente. Ambos não tem reservas a altura, assim como a maioria dos titulares da equipe, e precisam estar inteiros o tempo inteiro para que o esquema tático do técnico Tite funcione.
O potencial de investir em novos reforços e se reinventar caso seja necessário, porém, é grande e o Corinthians pode ir ao mercado qualificar o elenco se julgar necessário. Se fizer isso e mantiver a base, principalmente no meio-campo, chega forte até na disputa pelo título.
Grêmio: No Brasileirão 2011: 12º lugar na Série A.
No Estadual 2012: 3º colocado no Campeonato Gaúcho. Eliminado pelo Caxias nas semifinais da Taça Piratini e pelo Internacional na decisão da Taça Farroupilha.
Copa do Brasil 2012: Disputa as quartas-de-final contra o Bahia (BA). Passou pelo River Plate (SE), Ipatinga (MG) e Fortaleza (CE) nas fases anteriores.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1981 e 1996.
Análise: Tetracampeão da Copa do Brasil, o Grêmio está mais próximo de conquistar uma vaga na Libertadores 2013 por esta competição, onde contou com uma tabela bastante favorável, do que de ocupar o G-4 no Brasileirão, mas certamente dará trabalho nesta temporada.
A diretoria investiu alto e nomes como Kléber, Marcelo Moreno e Zé Roberto chegaram ao Olímpico qualificando bastanta a equipe gaúcha. O time ainda não é confiável, mas novos reforços ainda podem chegar. Pouco para sonhar com o título, mas a Libertadores pode chegar, seja pelo caminho que for.
Vasco: No Brasileirão 2011: 2º colocado na Série A.
No Estadual 2012: 4º colocado no Campeonato Carioca. Eliminado pelo Fluminense na final da Taça Guanabara e pelo Botafogo na final da Taça Rio.
Libertadores 2012: Disputa as quartas-de-final contra o Corinthians. Passou em 2º lugar no Grupo 5 da 1ª fase, atrás do Libertad (PAR) e eliminou o Lañus nas oitavas-de-final.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1974, 1989, 1997 e 2000.
Análise: Desde o ano passado o Vasco não começa as competições como favorito, mas tem brigado em cima até o final. O elenco limitado não foi problema no Brasileirão e o time cruz-maltino chegou ao vice-campeonato em 2011, mas é necessário convir que a dependência de jogadores que nem sempre fazem grandes atuações ou estão a disposição é demais para sonhar com o título nesta temporada.
Diego Souza não consegue ser um jogador regular, assim como os atacantes Éder Luis e Alecsandro. No meio, a dependência dos veteranos Juninho e Felipe é muito grande e o xodó Bernardo que apareceu bem em alguns jogos no ano passado foi embora para o Santos. A não ser que consiga mais um ano jogando no limite, o Vasco no máximo briga por uma classificação para Libertadores.