Análise das equipes do Brasileirão 2012: Parte 1 (Os candidatos ao rebaixamento)


Salve nação celeste! Esta semana será de preparação para o Cruzeiro com novo comandante visando o Campeonato Brasileiro que começa no próximo sábado.
Para o Guerreiro dos Gramados, porém, já virou tradição. Uma semana antes do campeonato começar, fazemos uma apresentação das equipes do torneio e damos a cara para bater apostando em zona de classificação cada equipe irá terminar.
Nosso índice de acerto no Campeonato Mineiro foi bom e acertamos a faixa de classificação de 8 dos 12 participantes. No Brasileirão, no entanto, muito pode mudar durante toda a temporada, mas mesmo assim não fugimos da raia.
Começa hoje, com os palpites sobre quem cai, o Guia Guerreiro dos Gramados do Campeonato Brasileiro! Atlético-GO, Náutico, Portuguesa e Sport são os favoritos ao rebaixamento. Você concorda?
Atlético-GO: No Brasileirão 2011: 13º lugar na Série A.
No Estadual 2012: Vice-campeão goiano. Derrotado pelo Goiás na decisão.
Copa do Brasil 2012: Eliminado pela Ponte Preta na 2ª fase. Passou pelo Gurupi (TO) na 1ª Eliminatória.
Melhor classificação em Brasileiros: 13º lugar em 2011.
Análise: Em seu terceiro ano seguido na 1ª Divisão, o Atlético-GO chega como conhecedor da competição e em busca de superar a melhor campanha no torneio conquistada justamente no ano passado com o 13º lugar.
Ao contrário das últimas duas temporadas, porém, o Dragão chega sem o título goiano e por pouco não mergulhou em uma crise séria e ficou sem comandante. O treinador Adílson Batista, no entanto, optou por seguir na equipe, mas o Atlético ainda sofre com a possibilidade da saída de destaques do time como o meia Elias, um dos mais cotados para mudar de ares.
Com a possibilidade de perda de jogadores e poucos recursos para fazer novos investimentos, a equipe goiana, que fracassou nos duelos mais difíceis do ano diante do Goiás no estadual e da Ponte Preta na Copa do Brasil, começará o Brasileirão em baixa e terá que fazer um trabalho muito certinho para carimbar mais um ano na Série A ao final da temporada.
Náutico: No Brasileirão 2011: Vice-campeão da Série B.
No Estadual 2012: 4º colocado no Pernambucano. Eliminado pelo Sport nas semifinais.
Copa do Brasil 2012: Eliminado pelo Fortaleza na 2ª fase. Passou pelo Santa Cruz (RN) na 1ª Eliminatória.
Melhor classificação em Brasileiros: 6º lugar em 1984.
Análise: Os clubes da Série C foram o terror do Náutico no primeiro semestre. Eliminado pelo Fortaleza na Copa do Brasil e atrás do Salgueiro na fase classificatória do Pernambucano, o Timbu mostrou inúmeras fragilidades até aqui nesta temporada e em momento algum deixou a sua torcida confiante em conquistas.
Quando testada por adversários com uma qualidade razoável, a equipe Timbu sucumbiu e é inegável que apenas a Portuguesa chega ao Brasileirão com resultados tão frágeis na primeira metade do ano. Se não se mexer, é favoritíssimo ao descenso.
Portuguesa: No Brasileirão 2011: Campeã da Série B
No Estadual 2012: 17º colocado no Paulista e rebaixada para a Série A-2.
Copa do Brasil 2012: Eliminada pelo Bahia nas oitvas-de-final. Passou pelo Cuiabá (MT) na 1ª fase e pelo Juventude (RS) na 2ª eliminatória.
Melhor classificação em Brasileiros: Vice-campeã em 1996.
Análise: A Portuguesa chegou a ser apelidada de Barcelusa no segundo semestre de 2011 pela campanha avassalaradora que terminou na conquista do título da Série B na última temporada.
O ano de 2012, no entanto, foi um duro golpe de realidade na equipe paulista que, desfigurada após várias saídas do elenco campeão, conseguiu a proeza de ser rebaixada no campeonato estadual.
A diretoria portuguesa corre atrás de reforços e tenta reconstruir o time, mas a dificuldade de atrair bons nomes após o descenso estadual é enorme. Com este cenário, a Portuguesa se apresenta como a principal candidata à uma das vagas para a Série B 2013.
Sport: No Brasileirão 2011: 4º colocado na Série B
No Estadual 2012: Vice-campeão. Derrotado pelo Santa Cruz na Final.
Copa do Brasil 2012: Eliminado pelo Paysandu (PA) na 2ª fase. Passou pelo 4 de Julho (PI) na 1ª eliminatória.
Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1987.
Análise: O Sport teve um primeiro semestre com maior destaque que o Náutico, seu rival local, mas na hora do vamos ver os resultados foram praticamente idênticos ao da equipe timbu.
O Leão da Ilha do Retiro chegou a eliminar o rival no Pernambucano, mas caiu para um adversário da Série C, o Santa Cruz, na decisão. Para piorar, outra equipe da Série C, o Paysandu, foi responsável pela eliminação rubro-negra na Copa do Brasil ainda na segunda fase, aumentando os questionamentos sobre a qualidade do elenco sportista.
A diretoria pernambucana, no entanto, busca o apoio do BMG, disposto a ajudar a equipe a seguir na Série A, para qualificar o elenco e apagar os vexames do primeiro semestre. A base, com Marcelinho Paraíba e Magrão como principais destaques, não é das piores, mas ainda é frágil para a Série A. Das quatro equipes de hoje, porém, o Sport, com alguns reforços, parece ser o mais próximo de conseguir permanecer na 1ª Divisão ano que vem.