Análise das equipes do Brasileirão 2010: Parte 5 (A taça fica aqui)


Salve nação celeste! Finalmente é o momento de falarmos dos quatro principais candidatos ao título. Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Santos se destacaram no primeiro semestre e tem um histórico positivo nos últimos anos no Brasileirão. Desde que a competição começou a ser disputada por pontos corridos em 2003, ao menos uma dessas quatro equipes ocupou uma das duas primeiras colocações.

Quando chegarmos em dezembro é bem provável que este tabu se mantenha. Os quatro times de hoje são os que dispõe de elencos mais qualificados e parecem mais prontos para disputa. As cartas estão lançadas e amanhã começa o Brasileirão. Veremos depois se os palpites se confirmarão.

Cruzeiro: No Brasileirão 2010: 4º lugar.

                No Estadual 2010: 3º lugar no campeonato Mineiro.

                Libertadores 2010: Disputa as quartas-de-final da Libertadores contra o São Paulo.

                Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 2003.

Análise: O Cruzeiro demorou a se encontrar nesta temporada. Embora tenha tido algumas boas atuações quando atuou com força máxima, o Cruzeiro colecionou uma série de maus resultados no Campeonato Mineiro quando jogou com equipe mista ou reserva.

Tal situação se arrastou até a eliminação nas semi-finais do estadual para o Ipatinga. A torcida começou a desconfiar do time, mas os dias sem jogos que se seguiram a esta eliminação parecem ter despertado o time.

As atuações contra o Nacional (URU) foram convincentes e o Cruzeiro avançou para as quartas-de-final com o maior placar agregado dos confrontos das oitavas-de-final. A parada para a Copa vai ser um momento de tensão, pois o Cruzeiro não esconde que precisa vender jogadores. Se o clube conseguir manter o padrão de jogo dos últimos dois anos, no entanto, tem tudo para terminar o ano brigando pelo principal título nacional.

Internacional: No Brasileirão 2010: 2º lugar.

                        No Estadual 2010: Vice-líder no Campeonato Gaúcho.

                        Libertadores 2010: Disputa as quartas-de-final da Libertadores contra o Estudiantes.

                       Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1975, 1976 e 1979.

Análise: O Inter tem se tornado especialista no quase nos últimos anos. Vice-campeão em três dos últimos cinco Brasileiros, o Colorado é o time que há mais tempo está na fila entre os principais favoritos ao título deste ano.

Se o Inter vem sempre batendo na trave, em 2010 o clube conta com uma equipe qualificada e que pode acabar com o jejum. A mistura de jovens valores com jogadores consagrados é até melhor do que a do rival Grêmio, pois já atua junto há mais tempo.

Todavia, assim como o Cruzeiro, o Internacional fez um Estadual de altos e baixos. A atenção voltada para a Libertadores pode complicar os gaúchos no início da competição. Entretanto, o mais provável é ver o Inter no topo da tabela ao final do ano como tem se tornado costume.

Santos: No Brasileirão 2010: 12º lugar.

                  No Estadual 2010: Campeão Paulista.

                  Libertadores 2010: Disputa as semi-finais da Copa do Brasil contra o Grêmio.

                  Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 2002 e 2004.

Análise: O futebol sensação do primeiro semestre não poderia ficar de fora. A turma de Robinho, André, Neymar, Paulo Henrique Ganso e Wesley despertou até quem não gosta de futebol para a sua qualidade e desembestou a marcar gols no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

Em meio as goleadas, no entanto, o time demostrou fragilidade defensiva. O título paulista por pouco não escapou e o Santos sofreu muitos gols nos jogos mais complicados. O teste de fogo da Série A provará se o clube conseguirá manter o foco.

Todavia, o Santos tem qualidade para brigar no topo da tabela. A possibilidade de perder alguns jogadores no meio do ano é real e isso pode enfraquecer a equipe, mas com tantos bons valores e uma equipe bastante entrosada é possível superar uma perda ou outra.

São Paulo: No Brasileirão 2010: 3º lugar.

                  No Estadual 2010: 4º lugar no Campeonato Paulista.

                  Libertadores 2010: Disputa as quartas-de-final da Libertadores contra o Cruzeiro.

                  Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

Análise: O bicho-papão dos pontos corridos entrou em 2010 capengando. O São Paulo fez um grande número de contratações para esta temporada e o excesso de jogadores acabou atrapalhando o entrosamento da equipe.

Nos clássicos disputados no Campeonato Paulista, o São Paulo saiu derrotado de todos. Foram 3 derrotas para o Santos, 1 para o Corinthians e 1 para o Palmeiras. Na Libertadores, o Tricolor penou para eliminar o Universitário do Peru, mas após passar nos pênaltis, chega firme para enfrentar o Cruzeiro nas quartas-de-final.

Se o São Paulo tropeçou tanto no primeiro semestre por que considerá-lo favorito? O elenco foi enxugado e o clube busca reforços para as posições carentes como Fernandão. O São Paulo conhece melhor do que ninguém a fórmula dos pontos corridos e sabe se reorganizar durante a competição, como em 2008 quando tirou uma diferença de 11 pontos do líder e terminou campeão.

No entanto, o São Paulo é o mais fraco dos quatro favoritos neste momento. A parada para Copa pode até beneficiar os paulistas que sabem sempre usar bem a janela de transferências para se reforçar.