Análise das equipes do Brasileirão 2010: Parte 4 (Libertadores como meta)


Salve nação celeste! Hora de apresentar o quarto grupo de equipes do Campeonato Brasileiro: As equipes que devem brigar em cima da tabela por uma vaga na Libertadores.

Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Grêmio tiveram um primeiro semestre de algum destaque e os dois últimos ainda mantém vivas as chances na Libertadores e na Copa do Brasil respectivamente. Todavia, os quatro times desta coluna ainda possuem algumas fragilidades que não permitem considerá-los entre os principais favoritos ao título.

Atlético-MG No Brasileirão 2010: 7º lugar.

                No Estadual 2010: Campeão Mineiro.

                Copa do Brasil 2010: Eliminado nas quartas-de-final da Copa do Brasil pelo Santos.

                Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1971.

Análise: O Atlético-MG não começa tão bem uma temporada desde 2007. Embora isso seja um grande motivador para a sua torcida, alguns resultados obtidos pela equipe colocam em dúvida a capacidade do Galo de brigar por algo mais do que uma vaga na Libertadores na competição.

A zaga da equipe, considerada ponto alto do time, sofreu 8 gols em 3 jogos contra equipes de Série A na temporada (3 do Cruzeiro e 5 do Santos) e Jairo Campos, considerado a melhor contratação, entregou o ouro nas quartas-de-final da Copa do Brasil quando foi devidamente testado.

Todavia, o ataque atleticano conseguiu bons números na temporada. Nos três jogos contra times da Série A, o Galo marcou 6 gols e na decisão do Mineiro contra o Ipatinga, o Atlético ficou com a taça após marcar 5 gols nas duas partidas finais.

Os números apresentados sugerem que o Atlético-MG viverá altos e baixos na competição, mas Vanderley Luxemburgo já provou em outras circunstâncias que sabe contornar estas situações. Campeão estadual sem derrotar o Cruzeiro, no entanto, o Atlético-MG ainda não se sobressaiu em nenhum teste importante na temporada. Muito pouco para ser considerado mais que um candidato à Libertadores.

Corinthians: No Brasileirão 2009: 10º lugar.

                    No Estadual 2010: 5º Colocado no Campeonato Paulista

                    Libertadores 2010: Eliminado nas oitavas-de-final pelo Flamengo.

                    Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1990, 1998, 1999 e 2005.

Análise: O ano do Centenário tem sido traumático para os corinthianos. Desde que retornou à Série A no final de 2008, o Corinthians estabeleu como meta a conquista da Libertadores no ano em que o clube completa 100 anos. Entretanto, o sonho acabou na última quarta-feira com a eliminação para o Flamengo em pleno Pacaembú.

O grande problema do Corinthians é a falta de opções no elenco. Com um time titular invejável, mas bastante caro, o clube praticamente não dispõe de peças de reposição a altura dos titulares. Os altos gastos, inclusive, já fazem Andrés Sanchez, presidente do clube, sugerir a possibilidade de perda de atletas para o futebol europeù, como Dentinho, durante à Copa do Mundo.

As eliminações em Libertadores sempre foram eventos traumáticos no Corinthians e isto ainda pode provocar crises que atrapalhem o caminho do clube no Brasileirão. No entanto, a reação da torcida este ano foi bem mais tranquila e sem os coros tradicionais de “Libertadores era obrigação.” Se o Corinthians começar bem o campeonato, rapidamente esta ferida se fechará e a equipe brigará nas cabeças. Mas se o início for de tropeços, a liga entre torcida e clube não tardará a se desfazer.

Flamengo: No Brasileirão 2009: Campeão

                  No Estadual 2010: Vice-campeão Carioca.

                  Libertadores 2010: Disputa as quartas-de-final contra o Universidad do Chile.

                  Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1980,1982,1983, 1992 e 2009.

Análise: O barril de pólvora da Gávea explodiu! O primeiro semestre do Flamengo foi marcado por uma série de crises e disputas dentro do clube que tinham tudo para abalar a união da equipe que foi a grande marca do time na conquista do último Campeonato Brasileiro. A demissão de Andrade logo após a classificação apertada na primeira fase da Libertadores foi mal recebida pelos jogadores e a presidente Patrícia Amorim foi alvejada de críticas por todos os lados.

O time, no entanto, mostrou em campo que tais diferenças não comprometeriam o objetivo de ganhar a Libertadores e eliminou o Corinthians nas oitavas da competição. O Flamengo tem um bom time titular, mas faltam opções no elenco, pois, assim como o Corinthians, sofre com os altos salários dos seus principais destaques como Adriano e Vágner Love.

Destaques, aliás, que tem data marcada para partir. Os dois atacantes rubro-negros tem contrato até o meio-do-ano e após a Copa devem se reapresentar aos clubes donos de seus direitos. Patrícia Amorim promete se esforçar para que os dois fiquem, principalmente se o clube passar pela Universidad do Chile na Libertadores, mas a missão não será fácil. Perdendo estes dois jogadores, o Flamengo perderia também boa parte de sua força.

Grêmio: No Brasileirão 2009: 8º lugar.

              No Estadual 2010: Campeão Gaúcho.

              Copa do Brasil 2010: Disputa a semi-final da Copa do Brasil contra o Santos.

              Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1981 e 1996.

Análise: O modelo de apresentação do GDG só comporta quatro favoritos para a quinta análise, mas se alguém deste grupo tivesse que ser promovido a disputa do título este alguém seria o Grêmio.

O tricolor gaúcho fez um primeiro semestre consistente e praticamente foi campeão estadual ao derrotar o rival Internacional por 2 a 0 em pleno Beira-Rio na partida de ida da decisão do Gauchão. Mesmo tendo sido derrotado no jogo de volta no Olímpico, o que atesta a força do rival também, o Grêmio terminou com a taça que é apenas uma das credencias para apostar no clube neste Brasileiro.

A vitória sobre o Fluminense na Copa do Brasil, com vitórias no Maracanã (3X2) e no Olímpico (2X0) mostraram que o Grêmio sabe se impôr e, mais do que isso, aprendeu a jogar fora de casa, o grande problema do time que não perdeu nenhum jogo em casa no último Brasileirão, mas também não venceu nenhuma partida fora.

Com um elenco recheado de bons e jovens valores, o Grêmio pode sentir um pouco a falta de experiência de alguns de seus atletas, mas chega forte ao Brasileirão candidatando-se a uma vaga na Libertadores, se esta não vier pela Copa do Brasil.