Análise das equipes do Brasileirão 2010: Parte 3 (Com cara de sul-americana)


Salve nação celeste! Quarta-feira de apresentação dos times com cara de sul-americana. Botafogo, Fluminense, Palmeiras e Vitória não parecem ameaçados pelo rebaixamento no início do Campeonato, mas também não se apresentam como favoritos para ocupar os postos mais altos da tabela no mês de dezembro.

Os quatro clubes de hoje tem problemas diferentes, mas em geral podemos resumí-los na falta de elenco destas equipes. Algumas até tem um time titular capaz de ameaçar os principais favoritos, mas em um Brasileirão que se arrastará de maio até dezembro, apenas bons titulares não bastam.

Botafogo: No Brasileirão 2009: 15º lugar.

                No Estadual 2010: Campeão Carioca.

                Copa do Brasil 2010: Eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Santa Cruz (PE)

                Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1995.

Análise: O atual campeão carioca chega ao Brasileirão com a confiança elevada, mas isso parece pouco para manter a sequência vitoriosa da equipe por todo ano. Sequência vitoriosa, aliás, que é bastante questionável, tendo em vista que o clube foi eliminado pelo Santa Cruz da Copa do Brasil em pleno Engenhão e o Carioca se tornou o único objetivo do Fogão enquanto os rivais dividiam suas atenções com outras competições.

A chegada de Joel Santana ao clube deu gás ao time que conquistou o campeonato estadual de forma inquestionável, mas a dúvida é de até que ponto este encanto se manterá, principalmente quando se analisa o elenco alvinegro. Com um time titular entrosado e de qualidade, o Botafogo tem problemas com um elenco com poucas alternativas, o que provavelmente impedirá a equipe de conquistas as primeiras posições.

Fluminense: No Brasileirão 2009: 16º lugar.

                     No Estadual 2010: 3º lugar no Carioca.

                     Copa do Brasil 2010: Disputa as quartas-de-final da Copa do Brasil com o Grêmio. No jogo de ida, foi derrotado por 3 a 2 no Maracanã.

                       Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1984

Análise: O Tricolor das Laranjeiras teve um primeiro semestre instável e não conseguiu chegar em nenhuma final de turno do Campeonato Carioca. A oscilação da equipe culminou na demissão do técnico Cuca, considerado pelo elenco o principal responsável pela equipe não ter sido rebaixada no Brasileirão do ano passado. Tal situação não foi bem aceita pela maioria dos jogadores e como Muricy Ramalho chegou há pouco tempo ainda não dá para se ter uma sólida noção de como o grupo reagirá a esta mudança.

Com bons valores individuais como Conca e Fred e praticamente a mesma equipe que teve uma arrancada fantástica na reta final do último Brasileiro, o Fluminense sofre com a ausência de alternativas de qualidade no elenco, assim como o rival Botafogo. Com alguns reforços, o time pode até sonhar com algo mais, mas atualmente o Fluminense não parece ter força para fazer algo mais do que ocupar o meio da tabela.

Palmeiras: No Brasileirão 2009: 5º lugar.

                   No Estadual 2010: 11º lugar no Campeonato Paulista

                   Copa do Brasil 2010: Disputa as quartas-de-final da Copa do Brasil com o Atlético-GO. No jogo de ida, venceu por 1 a 0 no Parque Antártica.

                   Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 1972, 1973, 1993 e 1994.

Análise: Crise! Esta palavra marcou a temporada do Palmeiras até o momento. A equipe fez um péssimo Campeonato Paulista e o técnico Muricy Ramalho terminou substituído por Antônio Carlos. Na Copa do Brasil, o time foi se classificando e chegou até as quartas-de-final, vencendo o jogo de ida contra o Atlético-GO, mas sem tranquilidade para dizer que já tem uma vaga na semi-final.

O melhor momento do clube no ano foi a vitória por 4 a 3 sobre o Santos em plena Vila Belmiro que consagrou o “Armeration.” O time, no entanto, não conseguiu dar sequência a esta boa atuação e os principais jogadores começaram a ter problemas com a torcida.

O caso mais especial é o de Diego Souza, que saiu vaiado na partida de ida contra o Atlético-GO e deve abandonar o clube que encontra dificuldade para contratar reforços. Com poucas peças de qualidade, o Palmeiras deverá tomar cuidado no campeonato, embora pareça ter time suficiente para não se preocupar com rebaixamento.

Vitória: No Brasileirão 2009: 13º lugar.

             No Estadual 2010: Tetracampeão baiano.

             Copa do Brasil 2010: Disputa as quartas-de-final da Copa do Brasil com o Vasco. No jogo de ida, venceu por 2 a 0 no Barradão.

             Melhor classificação em Brasileiros: Vice-campeão em 1993.

Análise: O Vitória tem tido um bom ano até o momento. Campeão baiano pela quarta vez seguida, o clube está próximo de garantir uma vaga nas semi-finais da Copa do Brasil e conta com um atacante matador. Júnior está em ótima fase e parece estar pronto para o desafio da Série A.

Se o Vitória depender do jogador, no entanto, poderá ter problemas. Na última segunda-feira o atleta foi preso por falsidade ideológica e embora já tenha sido solto, a justiça pode complicar a vida do jogador e afastá-lo durante o campeonato.

Entretanto, o time dispõe de bons valores e sempre faz do Barradão o seu caldeirão como sentiu o Vasco na partida de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. Se a equipe mantiver o ânimo do primeiro semestre, deverá ter uma vida tranquila no Brasileirão, embora não pareça pronta para desafiar os principais favoritos.