Análise das equipes do Brasileirão 2010: Parte 2 (Os favoritos para zona morta)


Salve nação celeste! Nesta terça a análise de mais quatro equipes do Brasileirão. Desta vez falaremos de quatro times que começam o campeonato com poucas expectativas de uma boa campanha, mas que estão um pouco acima dos quatro favoritos ao rebaixamento apresentados ontem.

Todavia, Atlético-GO, Atlético-PR, Avaí e Grêmio Prudente devem tomar cuidado para não bobearem e acabarem brigando para não cair para a Série B. Apostas para ocupar a zona morta do Brasileirão, aquela que nem vaga para Sul-Americana dá, estas quatro equipes não prometem disputar as primeiras posições, mas podem sonhar com uma vaga na segunda competição mais importante do continente.

Atlético (GO): No Brasileirão 2009: 4º lugar na Série B.

                       No Estadual 2010: Campeão Goiano.

                       Copa do Brasil 2010: Disputa as quartas-de-final da Copa do Brasil com o Palmeiras. No jogo de ida, foi derrotado por 1 a 0 no Parque Antártica.

                       Melhor classificação em Brasileiros: 23º lugar em 1980.

Análise: Assim como o Guarani, o Atlético-GO conseguiu duas promoções nacionais seguidas e após conquistar o título da Série C em 2008 e o 4º lugar na Série B em 2009 o Dragão de Goiás alcançou o retorno a Série A, competição que não disputava desde 1986.

Diferentemente do Bugre, no entanto, o Atlético parece ter se estruturado melhor para o Brasileirão. O primeiro semestre foi bem proveitoso e a equipe desbancou o rival Goiás no estadual. Na Copa do Brasil, a equipe chegou as quartas-de-final e fez jogo duro com o Palmeiras em pleno Parque Antártica. Todavia, a missão de eliminar os paulistas nos pênaltis com uma vitória por 1 a 0 ou vencendo por 2 gols de diferença é tarefa complicada.

Depois de tanto tempo de ausência, o retorno à Série A do Atlético pode ser comprometido pela falta de experiência do clube com a competição. O primeiro semestre credencia a equipe a sonhar com a permanência na Série A, mas se o clube perder o encanto do estadual, a Série B pode voltar a ser a realidade do Dragão.

 

Atlético (PR): No Brasileirão 2009: 14º lugar.

            No Estadual 2010: Vice-campeão Paranaense

            Copa do Brasil 2010: Eliminado nas Oitavas-de-Final pelo Palmeiras.

            Melhor classificação em Brasileiros: Campeão em 2001.

Análise: O ano de 2009 terminou em festa para a torcida do Furacão. O rebaixamento do rival Coritiba colocou o Atlético-PR na condição de único representante do futebol paranaense na 1ª Divisão Nacional em 2010 e trazia a esperança de que o clube retornasse o domínio do futebol estadual do início dos anos 2000 quando a equipe chegou a ser campeã brasileira.

Todavia, a demora para engrenar no estadual fez com que o clube avançasse em desvantagem para a 2ª fase e acabasse perdendo o título para o Coxa após uma derrota por 2 a 0. Na Copa do Brasil, a equipe esteve perto de decidir a vaga nos pênaltis com o Palmeiras para as quartas-de-final, mas foi eliminada com um gol nos instantes finais da partida em plena Arena da Baixada.

O fraco primeiro semestre demonstrou que, embora não tenha uma equipe extremamente frágil, o Atlético-PR pouco ou nada evoluiu em relação ao time que terminou o Brasileirão do ano passado na 14ª colocação. Pelos resultados alcançados até agora nesta temporada, o Furacão não parece dar sinais de que 2010 será muito diferente.

 

Avaí:   No Brasileirão 2009: 6º lugar.

            No Estadual 2010: Bicampeão Catarinense.

            Copa do Brasil 2010: Eliminado pelo Grêmio nas Oitavas-de-Final

            Melhor classificação em Brasileiros: 6º lugar em 2009.

Análise: A campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2009 foi espetacular. Após amargar a lanterna do campeonato no início da competição, a equipe contratou o técnico Silas e arrancou até o topo da tabela terminando na honrosa 6ª colocação, melhor classificação final de uma equipe catarinense em toda a história do Brasileirão.

Entretanto, o início do ano foi marcado por debandadas daquela equipe vencedora. Silas rumou para o Grêmio e destaques como Muriqui, agora no Atlético-MG, seguiram o caminho do técnico e deixaram o clube.

Dificilmente o Avaí conseguirá manter o nível do campeonato passado, embora tenha começado o ano com a conquista do bicampeonato estadual e feito jogo duro contra o Grêmio na Copa do Brasil. A reformulação da equipe de uma temporada para outra ameaça o clube que provavelmente não conseguirá o sucesso do ano passado, embora a equipe atual tenha qualidade o suficiente para escapar da Série B.

 

Grêmio Prudente: No Brasileirão 2009: 11º lugar.

                              No Estadual 2010: 3º lugar no Campeonato Paulista.

                              Não disputou outra competição no 1º semestre

                              Melhor classificação em Brasileiros: 11º lugar em 2009.

Análise: O Grêmio Barueri que terminou em 11º lugar no Campeonato Brasileiro passado não existe mais. A equipe rompeu com a prefeitura da cidade e migrou para a cidade de Presidente Prudente, modificando seu nome, mas mantendo a condição do antecessor de clube de Série A.

A equipe começou muito mal o Campeonato Paulista, mas em uma arrancada fantástica conseguiu uma das quatro vagas entre os semi-finalistas da competição, desbancando Palmeiras e Corinthians, além do São Paulo que se classificou, mas atrás do Grêmio Prudente.

Nas semi-finais, no entanto, o time sucumbiu diante do Santo André e a boa campanha fez com que os seus jogadores passassem a ser cobiçados por grandes clubes. Peças como o volante Marcos Assunção, agora no Palmeiras, abandonaram o Prudente que perde com isso boa parte do seu valor.

Se a equipe superar estas perdas, poderá repetir a boa campanha do ano passado. No entanto, a expectativa é de que o Prudente não consiga uma classificação no topo da tabela ao final do campeonato.