Análise das equipes do Campeonato Mineiro 2015 – Parte 2: Quem pode surpreender


Salve nação celeste!

Chegou a hora da segunda parte do nosso Guia do Campeonato Mineiro e hoje é o dia de conhecermos as principais forças do interior que podem sonhar, inclusive, com uma classificação às semifinais.
Com boas campanhas nos últimos anos e alguns com garantia de calendário completo para toda temporada, Caldense, Tombense, Tupi e Villa Nova prometem surpreender e incomodar no torneio, embora estejam atrás das equipes da capital e do investimento do Boa Esporte, único clube do interior que disputa a Série B do Brasileirão.
Caldense
Campeonato Mineiro 2014: 8º lugar
Divisão Nacional: Não tem
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Yuri
Análise: Com a base mantida da última temporada, o excelente Leonardo Condé no comando técnico e bons resultados na pré-temporada como vitórias sobre o Guarani de Campinas e o Ituano, a Veterana mira ao menos uma classificação para a Série D neste Campeonato Mineiro.
Sem nomes muito conhecidos, a equipe de Poços de Caldas tem no meia Yuri, formado nas categorias de base do Atlético-MG, o seu principal destaque e a força da sempre presente torcida da cidade pode ser o motor para uma campanha melhor que o 8º lugar da última temporada.
Tombense
Campeonato Mineiro 2014: 7º lugar
Divisão Nacional: Série C
Competição paralela: Não tem.
Destaque: Joilson
Análise: Campeão Brasileiro da Série D, o Tombense foi a grande sensação do futebol do interior de Minas Gerais no segundo semestre de 2014, alcançando a classificação para a Série C e garantindo um 2015 de calendário anual completo.
Com suporte do empresário Eduardo Uram, a equipe de Tombos tem bala na agulha para apresentar bons jogadores e a esperança de fazer melhor que em 2014 no estadual, preparando-se também para a disputa da 3ª Divisão no segundo semestre.
Tupi
Campeonato Mineiro 2014: 5º lugar
Divisão Nacional: Série C
Competição paralela: Enfrenta o Alecrim (RN) na primeira fase da Copa do Brasil
Destaque: Ademilson
Análise: O Galo Carijó foi o clube do quase no futebol mineiro em 2014. Quase classificado às semifinais do Campeonato Mineiro e eliminado pelo Paysandu na disputa por uma vaga na Série B após liderar o seu grupo na primeira fase da Série C, o Tupi ao menos pode se vangloriar de ser o clube do interior mais próximo de ameaçar o posto de melhor fora da capital que pertence atualmente ao Boa Esporte.
Com contratações interessantes como a do experiente goleiro Glaysson, a meta é brigar por uma vaga no G-4 e passar pelo Alecrim na primeira fase da Copa do Brasil.
Villa Nova
Campeonato Mineiro 2014: 6º lugar
Divisão Nacional: Não tem.
Competição paralela: Enfrenta o Coritiba pela 1ª fase da Copa do Brasil
Destaque: Diego Clementino
Análise: Equipe do interior com o maior número de títulos estaduais, o Villa Nova almeja recuperar projeção nacional e voltar a marcar presença entre os principais clubes do país como em 1971, ano em que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro.
A decepcionante campanha na Série D em 2014 e o azar de encarar logo o Coritiba na fase inicial da Copa do Brasil poderiam desmotivar, mas o Leão do Bonfim aposta principalmente no ex-cruzeiro Diego Clementino para ao menos garantir o retorno a Série D no segundo semestre e mostrar que pode voltar a ser a principal força do interior do estado.