Alguém ainda acredita neste Cruzeiro???


Pior do que a derrota é ver que não jogamos NADA, absolutamente NADA. Se continuar jogando este futebolzinho de baixo nível, o Cruzeiro não vai longe em 2012, resta ao torcedor esperar que o time marque mais 27 pontos até o fim do ano. 

Antes que alguns leitores “joguem pedras no colunista” por causa do título do texto, vou dizer uma coisa bem clara para todos. ACREDITAR é uma coisa, TORCER é outra. NUNCA vou deixar de torcer pelo Cruzeiro. Mas não sou cego nem iludido para continuar acreditando neste time enquanto algumas coisas não mudarem.

Na minha última coluna avisei, vencemos Portuguesa e Flamengo, resultados importantes pelos seis pontos marcados. Entretanto, os dois jogos seguintes seriam contra Corinthians e Palmeiras, campeões de Libertadores e Copa do Brasil neste ano, times mais equilibrados e organizados que o Cruzeiro.

Ontem todos puderam ver exatamente o que falei. Não precisam me chamar de vidente, nem de profeta. Estou apenas analisando o atual momento do nosso time, falando “na lata”, para quem quiser ver. O maior culpado de ontem foi Celso Roth, e antes que me chamem de corneta, vamos aos fatos.

Desde que o técnico chegou as poucas partidas em que o Cruzeiro jogou “mais ou menos”, o time foi escalado com uma linha de quatro defensores, dois ou três volantes, um ou dois meias, um centroavante e um atacante de velocidade. E agora? Este treinador volta a insistir com uma fórmula que, entra jogador e sai jogador, entra técnico e sai técnico, HÁ MAIS DE UM ANO NÃO FUNCIONA – jogar com dois centroavantes no ataque e deixando Montillo sozinho na armação.
Deste jeito, meus amigos, a tendência é tudo dar errado mesmo, como ontem – o Pirata Azul sumiu em campo sofrendo forte marcação, seu talento perdido num Cruzeiro estático e sem movimentação.

E Wellington Paulista??? É mais fácil um jumento ensinar Física Nuclear na faculdade do que ele aprender a armar jogadas pelas laterais do campo. O pouco futebol que ele mostrou este ano foi jogando na sua verdadeira posição – no comando do ataque.

Com um esquema tático errado, nem os novos reforços estão podendo ajudar. Fabinho entrou no lugar de Sandro Silva ainda no primeiro tempo, piorando mais a situação do Cruzeiro. Se o time já estava parado e preso na marcação com dois centroavantes, imagina com apenas três jogadores no meio de campo?

Souza deveria ter entrado antes e no lugar de um dos centroavantes. William Magrão errou praticamente todos os passes que tentou. Borges não viu a cor da bola.

E já que falei em Sandro Silva, o DÉCIMO VOLANTE do elenco, jogou alguns minutos no último domingo e de repente entra como titular do Cruzeiro ontem. Não foi ele quem estava sem jogar há algum tempo, depois que saiu do Internacional?

Pois bem. Ele recebeu um cartão amarelo desnecessário, cometendo falta na linha lateral no campo do Corinthians. Depois, duas falhas seguidas no lance do pênalti – ele fez o desarme, mas não tocou para o companheiro que estava ao lado, perdeu a bola e deu o carrinho infantil dentro da área.

É muito erro, é muita falha, é muita incompetência concentrada ao mesmo tempo. E tudo isto, repito, é culpa do técnico Celso Roth. Nas últimas partidas, ele está mostrando para todo mundo quem ele realmente é, o chamado “técnico de 10 rodadas” (até agora, foram 12), aquele que chega num time, consegue uma sequência inicial de bons resultados, mas depois tropeça nos próprios erros e nas próprias escolhas.

Ele começou muito bem, ajeitou o Cruzeiro com as poucas opções que tinha, mas agora está insistindo em situações que não estão funcionando. Ainda há tempo, espero que o nosso técnico volte logo a entender o que precisa ser feito.

Porque se as coisas continuarem como estão, o melhor é torcer para o time conseguir, o mais rápido possível, 27 pontos nos 78 que ainda restam para disputar. Jogando este futebol medíocre das últimas partidas, 2012 será mais um ano no qual não vamos conseguir resultados contra os times de ponta do campeonato.

O momento é de alerta e hoje, 23hs(AO VIVO) no Guerreiros em Debate, vamos discutir sobre tudo que aconteceu na partida. O Guerreiros em Debate é o programa que fala diretamente para o Torcedor Cruzeirense.

Abraços a todos.

Foto: VipComm