Alexandre Mattos e a direção de futebol


Salve, salve China Azul.

Nesta última década o time celeste mudou e muito. Depois de um período de contratações equivocadas, desmandos e afrontas ao torcedor celeste, em 2012 o Cruzeiro trocou de Presidente e um dos primeiros grandes atos de Gilvan foi a troca do Diretor de Futebol.

Faz um ano que Alexandre Mattos foi contratado para ser o novo Diretor de Futebol do time celeste, substituindo Dimas Fonseca. Tem saudades dele? Creio que ninguém tem.

À época, Dimas caiu de pára-quedas na função e se mostrou para lá de incompetente. É isto mesmo torcedor celeste, Diretor de Futebol que contrata jogador por Youtube, como foi o caso de Fábio Lopes, não pode ser rotulado como nada menos que INCOMPETENTE, pois se eu escrever “idiota” posso ser processado.

Vejam a listinha das pérolas do nosso ex-Diretor de Futebol:

Arias: desconhecido na Grécia
Amaral: rebaixado com o América.
Jackson: contratado por DVD. Atuava nos EUA.
Marcos: estava no Bahia mas pertencia ao Cruzeiro. Nunca se firmou aqui.
Fabio L.: desconhecido no Japão.
Marcelo Oliveira: rebaixado com Atlético Paranaense.
Mateus: série B.
Tiago Carvalho: série B
Walter: nem reserva no Porto
Gilson: rebaixado com o América
Fabrício Carioca: famoso desconhecido

De lá para cá muita coisa mudou, mas nada que pudesse salvar o ano tenebroso que tivemos em 2012. Quando Alexandre Mattos assumiu o o comando de futebol do time, a vaca já tinha ido pro brejo. Eliminação na Copa do Brasil e a queda na semi-final do Campeonato Mineiro foram consequências da equivocada sequência da merda do trabalho ruim de 2011.

A nona colocação no Brasileirão 2012 não conseguiu disfarçar como um bom planejamento no final do ano anterior fez falta ao time celeste. Talvez muito se deva à equivocada contratação de Celso Roth no meio do ano passado. Este provavelmente foi o único grande equívoco de Mattos à frente do time celeste.

Mas depois desta lenga lenga toda, chegou 2013 e o que vimos foi uma verdadeira revolução no time guerreiro.

Dezessete jogadores saíram: Marcelo Oliveira, Charles, Souza, Fabinho, Amaral, Marcos, Montillo, Wallyson, Thiaguinho, Sandro Silva, Árias, Wellington Paulista, Mateus, Gilson, Diego Renan, Douglas Pires. (esqueci de alguém?)

Treze contratações chegaram: Diego Souza, Uélliton, Egídio, Nirlei, Ricardo Goulart, Lucca, Henrique, Paulão, Everton Ribeiro, Bruno Rodrigo, Dagoberto e Luan, Ananias.

De todas contratações de Dimas Fonseca, repito e em negrito: de todas as contratações de Dimas Fonseca,  apenas Thiago Carvalho tem a mínima condições de permanecer no atual time, mesmo assim para ser um ótimo reserva do reserva, pois no jogo contra a Tombense mostrou que não tem nenhuma condição de ser titular e só é reserva porque Léo e Victorino ainda estão no estaleiro.

A qualificação humana no elenco celeste são frutos diretos do bom trabalho de Alexandre Mattos que a pouco mais de um ano transformou o time celeste de uma equipe previsível e fraca em todos os setores para um elenco que se encaixar, pode competir e buscar o título em todos os campeonatos que o Cruzeiro disputar em 2013.

Mattos tem um perfil sério e discreto, porém faz um ótimo trabalho de bastidores. Sem estardalhaço, faz seus contatos no mundo do futebol e só anuncia quando o atleta está contratado. Claro que comete erros e falhas, lógico que nem todas as contratações são concluídas, mas Alexandre Mattos parece não ter “rabo preso” com empresários e especuladores.

Somando a tudo isso, temos a chegada do até então contestado treinador Marcelo Oliveira. No melhor jeitinho mineiro e com muito trabalho, Marcelo vem mostrando que é um ótimo técnico, pois tem carisma junto aos jogadores, e conhece a tradição celeste, isto reflete na estrutura técnica e tática do time com toque de bola e jogadas em velocidade, sem esquecer de fortalecer a defesa.

Ficamos na torcida para que o Cruzeiro continue este reerguimento e que personas non gratas como Dimas Fonseca jamais voltem a postular posições tão importantes no clube. Que sempre possamos ter mais ambição e vontade de conquistas.

*****
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE 1.: Ontem assistindo o jogo entre Tijuana x Corinthian$, pude ver novamente o futebol do Martínez. Se vocês não sabem quem é Martínez, é o jogador Fidel que se destacou muito nas categorias de base do Cruzeiro em 2009/2010, muitos apontavam que ele despontaria no time principal antes mesmo de passar pelo sub-20, porém Dimas Fonseca (sempre ele né) e uma parte da cúpula celeste preferiram encosta-lo na Caldense e depois dispensou o garoto. Simplesmente o maior destaque da Libertadores 2012 jogando pelo Deportivo Quito e agora é o grande jogador do Tijuana, com bastante inteligência em campo, velocidade, dribles rápidos, jogadas agudas pelas pontas e sempre chegando para finalizar, ele é chamado de “Neymar” cover ou “Neymar Equatoriano”, devido à semelhança física e também um pouco pela maneira de jogar.
Parabéns Senhor Dimas Fonseca, mais uma grande conquista sua meu caro.
*****

Nota 1.: Só vou comentar a triste situação do Mineirão após cinco jogos no novo estádio, isso para dar tempo aos incompetentes administradores inexperientes para sanar todos os problemas dos eventos no estádio.

Nota 2.: Quem dizia que o estádio era inviável, ver um público de quase 22 mil torcedores (dizem que até 7 mil podem ter ido embora por causa dos problemas) e uma renda líquida de 560 mil deve estar batendo a cabeça contra a parede ou rasgando o @#$% com a unha.

Nota 3.: Parabéns a China Azul que vem mostrando que “torcida mais fanática” ou “mais apaixonada” do Brasil é um mito criado e propagado pela mídia galinácea e sensacionalista. Colocar quase 22 mil torcedores em um jogo contra a modesta Tombense (poderia chegar a 30 mil) é uma fantástica prova de amor do torcedor celeste, lembrando que tem time que não levou 20 mil ao pulgueirinho do horto na estréia da Libertadores contra o São Paulo.

Nota 4.: Para quem ficou se perguntando, o jogador que o Dimas está apresentando na primeira foto é o Fabrício Carioca. Alguém lembra em que posição ele jogava?

Ótima semana a todos e nunca se esqueçam: um filho guerreiro não foge à luta.
Um abraço a todos