A força da mídia do eixo


Fala Nação de Guerreiras e Guerreiros! Vamos deixar o Cruzeiro um pouco em off hoje para tratar de um assunto até certo ponto polêmico, a força da mídia do eixo Rio-São Paulo.  Inegavelmente a imprensa desses dois estados tem um peso maior na sociedade brasileira e no que diz respeito ao futebol as coisas não são diferentes.

Estudiosos de diversas áreas, especialmente da Comunicação, elegeram durantes anos a mídia como sendo o quarto poder da sociedade, os demais seriam os poderes políticos. Alguns escritores da atualidade consideram esse pensamento retrógrado e afirmam que, ao menos na sociedade brasileira, a mídia passou a ser o primeiro poder devido ao seu grande poder de manipulação. Sou levada a concordar com essa nova tese, reconheço essa enorme capacidade da mídia em influenciar a sociedade.

Cientes do poder da mídia, vamos agora analisar exclusivamente a imprensa esportiva do eixo Rio-São Paulo. Para isso, tomaremos como objeto de estudo o caso do Ronaldo, que até alguns meses era visto como um jogador com a carreira acabada e agora já pleiteia uma vaga no ataque da Seleção Brasileira. Como explicar esse fenômeno?

Simples, esse jogador conta hoje com um cabo eleitoral de peso: a imprensa de São Paulo. A qualidade técnica do Ronaldo é indiscutível, não foi eleito o melhor jogador do mundo e chamado de Fenômeno à toa. Por diversas vezes superou as expectativas e deu a volta por cima, mas nunca de forma tão rápida. Voltou a jogar futebol há apenas alguns meses, depois de um longo período de inatividade e a imprensa já o coloca como solução para o ataque canarinho. Estranhamente, essa mesma imprensa há pouco tempo cobrava do técnico Dunga a renovação da Seleção Brasileira. Então porque agora defender a convocação de um jogador de 32 anos, deixando de fora jovens valores como Keirrison e Kleber? Será que se o Ronaldo estivesse jogando em outra praça, dariam a ele essa mesma credibilidade?

Perguntas como essas permanecem sem respostas, o que comprova ainda mais a idéia de que a mídia do eixo tem um poder imensurável capaz de manipular a sociedade, a seu bel-prazer. Enquanto o esporte brasileiro se mantiver refém desse poder, dificilmente fatos como esse se tornarão esporádicos. A tendência é que a mídia do eixo se torne cada vez mais poderosa, em detrimento da imprensa das outras praças.

E você caro amigo, o que pensa sobre isso?

No Chile

A reestréia do lateral esquerdo Athirson pelo Cruzeiro pode ocorrer antes do que se imaginava. O jogador viajou com a delegação para o Chile, onde o Cruzeiro enfrenta o Universidad pelas oitavas de final da Copa Libertadores, na capital Santiago, às 22h30, no Estádio Nacional, e parece ser o favorito do treinador Adilson Batista para ocupar a posição. Athirson se diz preparado para ir a campo, caso o técnico opte por ele. Boa sorte!