16 set A espera de um novo Presidente
O Cruzeiro Esporte Clube, ocupante da 14º posição na tabela do campeonato brasileiro, enfrenta o América-MG no próximo domingo às 18h. Mas não é esse o foco do meu texto. Todos sabem que as eleições para presidente no Cruzeiro estão se aproximando. E com esse reboliço em torno da candidatura de Alberto Rodrigues, vereador de BH e radialista da Rádio Itatiaia, fica difícil demonstrar alguma preocupação sobre o próximo jogo do Cruzeiro no Brasileirão. Para os desinformados de plantão: César Masci havia convidado Alberto para fazer parte da chapa alternativa nas eleições de 3 outubro. O vereador analisou cuidadosamente o convite e acabou aceitando.
A outra chapa que faz parte da oposição é liderada pelo ex-diretor de marketing do Cruzeiro, Claret Nametala. Já o candidato de situação é Gilvan Tavares, atual vice-presidente de Zezé Perrella. Então no dia da eleição, os conselheiros do Cruzeiro serão os responsáveis por escolher o candidato que assume o lugar do atual presidente, Perrella.
Agora que já estão situados, vamos logo para o que interessa de verdade. Por que estamos dando tanta importância para as eleições no Cruzeiro, uma vez que torcedor não vota?! Sinceramente, não vota, mas DEVERIA. O clube deveria liberar as urnas para aqueles torcedores que se interessarem. Não digo computar o voto de cada um, mas a soma dos votos poderia ter peso junto ao voto dos conselheiros, afinal, não existe time de futebol sem torcida.
Já estamos cansados de escutar por aí que a torcida celeste é ausente, não protesta, não se faz ouvir. E isso não é mentira. Protestos feitos nas redes sociais não causam o mesmo impacto que um protesto na sede ou na Toca. O torcedor cruzeirense precisa se unir mais e impor sua presença. Cobrar explicações quando necessário, exigir uma diretoria mais transparente e respeitosa. Não me interprete mal, por favor. Todo e qualquer tipo de manifestação é válida. Estou apenas pontuando algumas questões que deveriam ser analisadas antes de reclamar que jogador está fazendo pirraça, que o técnico não presta, que o presidente não se dedica ou que o diretor não entende nada de futebol.
Temos vários possíveis nomes para a presidência do Cruzeiro, mas um grande ídolo da torcida não foi citado em nenhuma notícia durante essa semana: Sorin. Muitos torcedores gostariam de vê-lo comandando o Cruzeiro na linha de frente: como técnico, diretor de futebol e até mesmo presidente. Tenho escutado bastante a seguinte frase: mas o presidente precisa ter visão empreendedora, administrativa, financeira. Não sei de onde tiraram esse absurdo. Até porque, o presidente recebe o auxílio de profissionais que cuidam dessas áreas e ele não vai tomar todas as decisões sozinho. O presidente precisa ser dedicado, apaixonado pelo que faz e competente. O restante, meus caros, se ajeita!
Vou aproveitar o momento para fazer a ‘Campanha do Respeito’! Se você é a favor ou contra daquele ou esse candidato, isso é um direito seu. Mas ofender, difamar, e desrespeitar os candidatos é um absurdo, todos merecem respeito. Se não vai dizer nada que presta, fique de bico calado! (já dizia minha avó). Isso vale também para os próprios candidatos que estão dando declarações desrespeitosas e usando as redes socais para ofender. Muito feio, senhor Gilvan Tavares! Sim, sou totalmente contra a candidatura de situação de Gilvan, pelo simples fato de que ele vai seguir a linha de Perrella, mesmo com ele afirmando que tudo vai mudar.
Sorin, Alberto Rodrigues, Claret ou Masci, não importa (apesar de preferir Alberto ou Sorin). Esperamos apenas um presidente que se dedique, que pense no futuro do clube, que respeite o torcedor e faça o Cruzeiro voltar aos bons tempos, ou seja, alguém que faça o oposto do que Zezé Perrella vem fazendo. Mais uma vez deixo bem claro que reconheço o bom trabalho que ele fez durante todos esses anos. Mas já deu, Zezé! Eu não acompanhei, porém estão dizendo que o Cruzeiro de 2011 está muito parecido com o Cruzeiro da década de 1980, que quase caiu para a segunda divisão. Estamos acostumados a brigar por títulos e não brigar para não cair para a segundona! Devolvam o meu Cruzeiro!
Diz aí: em quem você votaria se pudesse?