28 abr Vitória nasceu com a entrada de Ortigoza
Libertadores é mesmo uma competição complicada, principalmente quando se chega ao mata-mata. Até o mediano para fraco Once Caldas se mostrou uma equipe organizada. Ou será que o Cruzeiro que se desorganizou?
Brandão mudou muito a característica do Cruzeiro. Com Thiago e Wallysson, o adversário vinha aberto, justamente marcando os dois. Era onde Roger e Montillo tinham maisespaços, juntamente com Gilberto. Não que essa seja a maneira correta, até porque valorizo o camisa nove, mas é questão de costume, um molde. E como estava moldado dessa maneira, o Cruzeiro teve dificuldades. Não bastasse isso, Leandro Guerreiro na lateral direita não agradou.
Quando se organizou, e não necessariamente no “antigo” molde, o Cruzeiro chegou e fez. O primeiro foi justamente com Ortigoza “jogando de” Thiago Ribeiro, chamando Wallysson para dentro da área para marcar. O segundo é para por na conta de Montillo, que deu um passe que foi metade do gol. E que gol bonito, Ortigoza!
Porém, somente ofensivamenteo Cruzeiro esteve desorganizado durante o jogo. Defensivamente, foi bem portado. É incrível a forma que Gil cresceu ao lado de Victorino. Parece outro jogador, embora tenha mantido sua características de “zagueiro-zagueiro”. Gilberto, depois Everton, foram soberanos no lado esquerdo da defesa, ehouve espaço para Renteria somente no gol do time colombiano. Perdoável. Destaque positivo também para Fábio, incrível (de novo); Marquinhos Paraná, que jogou por ele e porHenrique;Montillo foi mais uma vez genial. Wallysson fez o primeiro gol, mas não esteve bem durante todo o jogo, mas para que se lembrar disso? Henrique também não fez seu melhor jogo. Roger, pior em campo no lado do Cruzeiro, foi bem substituído.
O Cruzeiro está classificado e aguarda América ou Santos. Libertadores é isso. Não esperemos espetáculos. Pautemos pelo resultado, que veio, e pouco importa os meios para conseguir isso. Gol de letra ou gol contra, a vantagem é nossa. O time cinco estrelas cada vez as faz brilhar mais.
[Vídeo] Veja os gols e os melhores momentos da partida
ONCE CALDAS-COL1 X 2 CRUZEIRO
Data: 27/04/2011 (quarta-feira)
Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Santander Libertadores
Local: estádio Palogrande, em Manizales (Colômbia)
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Gols: Wallyson, aos 27min; Ortigoza, aos 38min; e Núñez, aos 43mindo segundo tempo
ONCE CALDAS
Martínez; Calle, Amaya, Henríquez e Núñez; Mejía, Henao (González), Mirabaje (Micolta) e Carbonero; Moreno e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio
CRUZEIRO
Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Gilberto (Vitor); Leandro Guerreiro, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Wallyson e Brandão (Ortigoza).
Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Mirabaje, Carbonero e Mejía (Once Caldas); Henrique, Montillo eGilberto (Cruzeiro)
Mauro Jr (@maurojuniorr), 19, é estudante de Ciências Sociais pela UFV e cruzeirense antes mesmo de ter alguma formação física, ainda dentro do útero. Escreve para sites na internet desde o ano de 2008, quando tinha apenas 16 anos. Considera a tática de um time primordial para o progresso e é disso que ele fala aqui no site Guerreiro dos Gramados. |