04 abr Uma Páscoa não tão doce para o Cruzeiro
Salve Nação Celeste! Semana de Páscoa, todo mundo em casa, curtindo um feriadão prolongado e nada melhor que ir ao Mineirão acompanhar o Maior de Minas em mais uma etapa. Como o jogo contra o Vélez foi uma pintura de tão belo, toda torcida estava entusiasmada e acreditava numa vitória expressiva encima do Uberaba , adversário das quartas de final do Campeonato Mineiro.
O que se esperava era um presente de Páscoa para o time do Zebu, um chocolate como todos diziam, na verdade quem quase levou um em pleno Mineirão foi o Cruzeiro. A Raposa entrou em campo, desatenta, desinteressada e mal consegui emplacar algumas jogadas. Já o time de Uberaba, esperto por si só e sabendo desse possível “salto alto” por parte dos cruzeirenses, não quis saber e armou um esquema tático que travou o time celeste. Com uma marcação bem posta e adiantada, várias vezes o que se via era a equipe vermelho e branco articulando jogadas pelas laterais e ganhando todas as bolas no meio de campo, e em um lance de falta, Thiago Marin com extrema categoria abriu o placar para os visitantes
A partir do gol sofrido, a Raposa até deu uma singela melhorada, mas o toque de bola ainda era fraco em virtude da pouca aproximação entre os atletas e as jogadas ofensivas só giravam em torno de bolas alçadas na área adversária. Até que em lance individual, Kleber cai na área e consegue um pênalti a favor do time celeste e com categoria, o Gladiador marca e deixa o placar igual. Fim de etapa inicial, Cruzeiro 1×1 Uberaba.
Segundo tempo de jogo, e a equipe 5 estrelas insiste em cometer os mesmos erros do primeiro tempo, a defesa ainda estava lenta e a marcação falha. A equipe uberabense conseguia encaixar boas jogadas de seus laterais e aos 12 minutos, Caçapa perde o equilíbrio e deixa Douglas livre para colocar o Zebu na frente novamente. Aos 19minutos, Pedro Ken leva o segundo amarelo e deixa o Cruzeiro com um a menos.
Bom, 2×1 para os visitantes e com 10 em campo, a derrota estava praticamente certa, porém a equipe celeste acordou e se tornou mais expressiva após a saída de Ken. Adílson adianta a marcação, melhorando as jogadas ofensivas. E aos 29 minutos, Leonardo Silva aproveitando bobeira dos defensores do Uberaba, recebe livre e empata o jogo. A partir desde momento, a pressão celeste se torna maior ainda, muitos lances dentro da área e muitos “gols feitos” desperdiçados. Fim de jogo Cruzeiro 2×2 Uberaba e só lamentações. Pelo menos a vantagem ainda é cruzeirense, pois na regra, o melhor do campeonato pode avançar para a fase seguinte com dois empates. Haha! Se é que pode chamar tal fiasco como vantagem!
Fazendo análise tática, a Raposa pecou muito em seu sistema defensivo e na marcação, principalmente dos volantes, sem contar no toque de bola que não funcionava. Os laterais do Uberaba ficavam livres a todo o momento, tanto que as jogadas concluídas em gol saíram desse setor. Bom, nem tudo são males, sempre existem coisas boas a analisar que podem estar bem do seu lado e consegue deixar o dia melhor, como o bom desempenho dos atacantes Kleber e Thiago Ribeiro, que só não apareceram mais devido a necessidade de ambos em voltar meio de campo para conseguir emplacar alguma jogada. E ter dois “cabeças de área” cumprindo um bom papel tático é sempre importante.
Pois é caríssimos, em plena Páscoa, o “chocolate” não veio, e já na semana que vem, o segundo jogo contra o Uberaba irá acontecer, na quarta-feira, às 21:50 no Uberabão. Quem sabe o “chocolate” não chega com atraso…
Um abraço grande galera
Feliz Páscoa a todos!
E viva o Cruzeiro sempre!