Torçamos tão somente pelo Cruzeiro


Bem, enfim o Cruzeiro alcançou a ponta da tabela. Com tropeços de uns e mérito do Cruzeiro, e não poderia ser diferente, chegamos lá. Mas muita coisa precisa ser feita e acredito que o Cruzeiro tem todas as condições para se sagrar Bi-campeão brasileiro.

Certamente isto trará para o futebol mineiro muitos méritos, e esperamos que ISTO ACONTEÇA. Por outro lado, porém fico preocupado com tanta vontade que vejo em muitos, em que o Atlético-MG seja rebaixado. Isto resumir o desejo de muitos de nós cruzeirenses. Não estou defendendo o rival, nem torço para que conquiste algum título, principalmente se estivermos disputando também, afinal, é a lógica das torcidas. Eu tenho um irmão e amigos que são Atleticanos (Arg!!! pobres coitados!), o que fazer? Mas, porquê querer o rebaixamento do Atlético-MG? Já não basta a situação ruim deles no campeonato, distante da possibilidade de disputar até mesmo a Sul Americana do próximo ano? Temos o orgulho de poder dizer, e a história do futebol não nos deixa mentir, que somos o melhor time, e o que melhor representa Minas Gerais, apesar de termos a insatisfação de ver atleticanos envolvidos na mídia mineira, por exemplo, usarem este privilégio e não divulgarem esta verdade da maneira como o Cruzeiro merece, quando deveriam, como no caso da não divulgação merecida do encerramento da carreira de Sorín no Cruzeiro pelo Jornal Estado de Minas.

Não basta o fato de que nascemos 12 anos depois do Atlético-MG, e creio que só por isto eles tem mais títulos no estadual que nós? Não basta termos também o título do Brasileiro conquistado em 2003 e pelas vezes que bateu na trave em outras épocas? Não basta termos 4 títulos da Copa do Brasil? E outros tantos títulos importantes? Acredito, que por raiva, quando desejamos a desgraça – me desculpem a expressão – ao time adversário, nos igualamos a eles, torcedores não profissionais; e deixamos de mostrar o melhor da gente, porque quando devolvemos ao outro a mesma coisa que recebemos, nos nivelamos àqueles em termos de caráter. E nós não precisamos disto! Se não vamos torcer para o seu sucesso em certos termos, não devemos torcer para seu insucesso, porque lá tem homens e pais de família que merecem honra.

O orgulho, vale lembrar cruzeirenses, beira a arrogância, e a arrogância nos venda os olhos do entendimento, da razão, do coração, e aí, corremos um grande perigo de “darmos com os burros n’água”, pois corremos o risco de plantar algo que não queremos colher no futuro.

Vamos com calma! Estejamos felizes, mas que mantenhamos a prudência no lugar dela e sejamos humildes, pois as nossas conquistas falam por nós. Eu sinceramente não entendo, por que um cruzeirense fica “P” da vida se o rival fica “se achando”? O Cruzeiro tem história que dá orgulho e ainda escreverá muitas páginas heróicas, imortais! Certamente não será bom para o futebol de Minas Gerais se o Atlético-MG cair mais uma vez para segunda divisão (se cair, paciência). Seria muito bom se fossemos 3 ou 4 clubes na elite do futebol brasileiro, e não apenas nós, e espero que um dia, ISTO ACONTEÇA.