Superação, futebol e raça


Salve Nação Celeste! Como é ótimo começar a semana com o pé direito graças à brilhante vitória cruzeirense diante do Palmeiras em pleno Pacaembu, no qual os jogadores movidos de grande força de vontade conseguiram reverter um placar nada favorável , que sem sombras de dúvida, ficará marcado como uma virada histórica principalmente pelo fato de ter recolocado o Cruzeiro na briga pelo título do Brasileirão.
 
O time cinco estrelas foi a São Paulo com uma proposta de equipe já apresentada anteriormente, no esquema 3-5-2 e iria enfrentar um Palmeiras praticamente nas mesmas características. Consequentemente, a partida em primeira instância se mostrou muito presa no meio de campo, resultando em dificuldades para ambos. A Raposa conseguiu obter maior posse de bola, entretanto, não incomodava tanto o goleiro Marcos. Com isso, “os homens de Felipão” foram conquistando o seu espaço até chegar a marcar duas vezes, primeiramente com Kleber em cobrança de pênalti e depois em lance de escanteio, Maurício Ramos ampliou para os donos da casa. Encerrou-se o primeiro tempo e o Cruzeiro deparava com uma desvantagem considerável, 2×0 para o Palmeiras.
 
Indiscutivelmente, era necessário mudar, e Cuca não perde tempo e muda a tática do jogo, saindo do 3-5-2 para o 4-4-2, com a entrada de Roger no lugar de Gil e o argentino Farias, substituindo Wellington Paulista. Uma jogada de mestre do nosso treinador, pois com as mudanças a Raposa voltou outra, mais dinâmica, acertou a marcação e diminuiu precisamente a quantidade de passes errados e além do mais, o Palmeiras recuou muito, dando espaço para os atletas celestes articularem as suas jogadas. E não deu em outra, Roger diminui para o Cruzeiro, marcando aos 14 minutos. Aos 20, Montillo aparece livre na pequena área após belíssima troca de passes e empata o jogo. E já no final do jogo, o estreante Farias faz o seu primeiro gol para incendiar os corações cruzeirenses de alegria, confirmando assim a virada azul e branco. Vitória celeste sobre o Palmeiras e confirmação do Cruzeiro como candidato ao título de 2010.
 
Parece até arrogância quando digo que a Raposa está na disputa para levantar a taça do Campeonato Brasileiro, mas não é não. O time da Toca encerrou o primeiro turno com 31 pontos, a mesma pontuação de Santos, Internacional e Botafogo, clubes que lutam diretamente pela faixa de campeão nacional. Ainda, o líder Fluminense vem de uma sequência ruim, com isso não se distanciou tanto de seus adversários, e o Corinthians também segue na cola, em busca da primeira colocação. Em resumo, o Cruzeiro alcançou uma posição importante para seguir adiante da competição, justamente por estar muito próximo de seus outros concorrentes, podendo assim tirar a diferença em confrontos diretos, como o da próxima quarta-feira contra o Internacional.
 
Sem sombra de dúvidas, a partida contra o colorado de Porto Alegre será o “divisor de águas” que irá determinar o caminho do Cruzeiro na segunda parte do Brasileirão. Vencer é imprescindível para se alcançar o esperado e vejamos se o time celeste irá honrar com sua tão apaixonada nação, seguindo em busca da taça de campeão.

Ainda, não poderia deixar de comentar sobre minha satisfação em ver o Cruzeiro vitorioso encima do tão amado Palmeiras de Kleber! Demos o troco pela ingratidão do gladiador…
 
Um abraço a todos!
E viva a Raposa sempre!