02 set Substituição no Cruzeiro: Sai Joel Santana, entra Renato Gaúcho?
Como já havia sido adiantado ontem aqui no Guerreiro dos Gramados, o técnico Joel Santana não está mais no comando do Cruzeiro. O novo substituto, como previsto, deve ser Renato Gaúcho que deixou o Atlético do Paraná. Pode não ser o nome que todos estavam sonhando, mas sem dúvida é melhor do que o Tio Joel e melhor que outros nomes citados por aí. Vamos torcer MUITO para que ele faça um bom trabalho e tire o Cruzeiro dessa situação nada confortável no Campeonato Brasileiro. Finalmente o presidente Zezé Perrela decidiu fazer um agrado à china azul (pensemos assim!).
A retrospectiva de Joel não é nada animadora: foram 15 jogos, oito vitórias e sete derrotas. Ele chegou aqui para ocupar o lugar de Cuca, com o objetivo de levar a equipe para o lugar de onde nunca deveria ter saído: o G4! Apesar de ter vencido três adversários seguidos em sua chegada (Coritiba, Vasco e Grêmio), seu trabalho instável e resultados negativos, o levaram a perder a confiança da torcida. Sem contar que Tio Joel não tinha perfil para comandar um clube como o Cruzeiro. Jogava muito na retranca, confundia os nomes dos jogadores, sempre se mostrava confuso e fazia substituições completamente equivocadas.
Enquanto Renato Gaúcho não chega a Belo Horizonte para acertar os detalhes, a equipe cruzeirense vai ser comandada por Emerson Ávila, coordenador técnico das categorias de base do Cruzeiro, no jogo contra o Palmeiras no dia quatro (domingo) às 16h no Pacaembu. Pra quem não se lembra, Emerson já treinou a raposa em outra oportunidade, no lugar de Paulo Autuori, na segunda partida da final do Campeonato Mineiro de 2007. Ele também foi o responsável por levar o Ipatinga para a primeira divisão do Brasileiro e ainda conquistou o título sul-americano com a seleção sub-17.
Podemos considerar Emerson Ávila um cara de sorte porque Montillo e Naldo estão de volta ao time e jogam contra o Palmeiras! O atacante Keirrison deve ficar à disposição no banco de reservas e a turminha de contundidos vai passar por reavaliações médicas e podem ser liberados: Vitor, Diego Renan e o tão necessário zagueiro Victorino. Moçada, cruzem os dedos!
No Atlético-PR Renato Gaúcho tinha 50% de aproveitamento: disputou 14 jogos, venceu quatro, empatou cindo e perdeu cinco. De fato, estatísticas, conquistas, derrotas não importam muito nesse momento. Queremos que ele chegue o mais rápido possível e assuma a equipe. Quem assistiu aos jogos do Furacão, sabe que Renato escala um time ofensivo. Isso já é um ponto positivo, tendo em vista que Joel Santana era um retranqueiro de marca maior.
Não gosto de ser sem educação, portanto quero agradecer o Tio Joel, pelo trabalho que tentou desempenhar aqui no Cruzeiro. Espero que ele encontre um clube onde possa se encaixar e agradar a torcida. Quero agradecer também a diretoria azul celeste e o presidente Zezé Perrela que tiveram o bom senso de demití-lo enquanto era tempo. Já vai tarde, Joel! Não dá pra saber o que motivou a diretoria a tomar essa decisão (assim como não dá pra saber o que passou pela cabeça do Perrella quando contratou Joel), mas como disse, gosto de pensar que foi pra agradar a torcida (faz-me rir!).
E quanto ao técnico Renato Gaúcho, seja muito bem-vindo! A torcida do Cruzeiro espera apenas respeito, uma equipe pra frente e nada de invenções na hora de substituir, por favor! O que vier além disso, é lucro!