
05 jan Se o ano de 2010 promete, que o Cruzeiro cumpra!
Olá Nação Azul! Depois de um ano cheio de altos e baixos, alegrias e decepções em 2009, o ano de 2010 começa cheio de esperança e de dúvidas para o torcedor celeste. O grande reforço para a temporada, conforme anunciado pelo presidente Zezé Perrella foi a manutenção do grupo , o que não me agrada nem um pouco, pois precisamos de jogadores para o banco à altura dos titulares, o que não ocorreu em 2009. Não tínhamos um jogador que definisse ao nosso favor, independente da posição, o time precisa de um jogador que incomode o adversário, seja com ofensividade ou na marcação dura e pegada.
Desde 2003 não tivemos um verdadeiro camisa 10, aquele que além de dar passes preciosos faz lindas jogadas, e quando nada dá certo em uma partida, eis que no 0 x 0 com aquela equipe duríssima, surge ele com aquela jogada individual de mestre e faz 1 x 0 aos 48 do segundo tempo. A culpa da minha exigência é daquele cabeçudo, chamado às vezes de “vaga-lume e soneca”, simplesmente o maestro Alex… Que saudade! Mas vivendo de presente, não vejo esse atleta no elenco. Apesar de contarmos com Gilberto, que tem uma técnica apurada, não acho que ele seja esse craque, mas deu conta do recado até o limite de sua resistência física em 2009.
A grande esperança do torcedor era de que Bernardo despontasse, mas não vingou, até porque acho que ele era mal escalado. Tanto nas seleções de base quanto nos juniores ele fazia um papel de terceiro volante, que saía para o jogo e sempre chegava na área para finalizar. Mas camisa 10 nato nunca foi, e talvez, nunca será. O Leandro Lima é um verdadeiro barbantinho, que deveria usar a inteligência para soltar a bola e evitar o contato físico com os marcadores, já que nas poucas partidas em que jogou era nítido que toda vez que tentava arrancar da intermediária com a bola dominada perdia a jogada em um simples lance de corpo.
Não espero nenhuma surpresa estrondosa, mas confesso que o chileno Valdívia me agrada. Ele tem o estilo de jogo que o torcedor quer ver só no seu time, porque jogar contra, mata o torcedor adversário de ódio. Tipo o próprio Kléber, Diego Souza, etc. Precisamos também de um lateral esquerdo que jogue somente naquela posição. Todo lateral “cisma” que tem que jogar na meia (talvez pela escassez de canhotos no mundo do futebol!), aí é um Deus nos acuda, não joga nada em nenhuma das duas posições. A chegada de um meia poderia deslocar Gilberto para a lateral, mas o próprio atleta deseja seguir no meio. Especulações por todos os lados, o que podemos fazer é aguardar, coisa que Adílson Batista nos ensinou nos últimos anos com excelência…
À respeito das declarações de Kléber ontem na reapresentação acerca do espisódio “peladinha com a Mancha Verde”, talvez sirva para extinguir o atrito com aqueles que acharam que tirariam um atleta tão importante do clube por uma picuinha. O jogador sempre teve e terá o meu apoio pelo que faz em campo, e como tenho saudades de vê-lo em campo! Sobre sua saída, que ele próprio sempre comenta, é um marketeiro de mão cheia, sempre se mantém valorizado já que deixa no ar que há clubes à sua procura. Definitivamente é um atleta que traz espaço na mídia nacional para o Cruzeiro, já que todo mundo quer sempre ouvir o que ele tem a falar porque não mede palavras tanto para elogiar quanto para criticar.
Agora é torcer por uma boa pré-temporada, que ninguém se lesione, e que todos estejam perto do 100% para jogar em Potosí e trazer de lá um bom resultado para decidir a vaga na fase de grupos da Libertadores ao lado da torcida, com o Mineirão lotado.
Que 2010 seja um ano de conquistas para o Cruzeiro e de muita alegria para o torcedor celeste, os verdadeiros Guerreiros! Que ao invés de ser o ano do quase, “o ano que promete”, que seja o ano em que as metas sejam cumpridas pela diretoria e pelos atletas.
Abraço!
Até mais!