19 out Rápido & Rasteiro: Justiça é bola na rede
OLHO ELETRÔNICO, ANULAÇÃO DE GOL RECONHECE JUSTIÇA e, para o Cruzeiro ser campeão, tem que passar pelo cadáver da arbitragem. São os comentários postados aqui no GDG pelos cruzeirenses, a respeito da derrota do Esquadrão Azul-Estrelado para o Grêmio no último domingo. Cada uma delas merece comentário à parte.
O TAL OLHO ELETRÔNICO é tema de projeto de deputada argentina, visando conter injustiça e violência no futebol daquele país. Não deixa de ser uma intenção bem-vinda, mas aí fica a velha pergunta, não aquela manjada, de que isso pode acabar com a polêmica do futebol. A coisa é muito mais profunda: como é que vão manipular resultados, arrumar campeões, enfim, beneficiar quem menos importa no futebol…!!!
POIS É, MEUS CAROS LEITORES-INTERNAUTAS, esse papo de que a adoção de tira-teimas eletrônicos é considerado tabu não em virtude da possível perda de motivação, ou, digamos, polêmica, mas principalmente porque aí os sopradores-de-latinha, como os PC Oliveira, Roberto Lopes, Gauchitos e muitos outros da vida ficam de pés e mãos atadas.
É ISSO MESMO, FICAM IMPOSSIBILITADOS de favorecer os queritinhos, os eleitos pela CBF e a máfia das apostas via-Internet, que não podem ter seus interesses contrariados. Houvesse monitoria eletrônica, como o há em diversos esportes e não se fala em que eles perderam emoção ou “polêmica”, os lances em que pairou dúvida se a redondinha entrou ou não, se a falta foi dentro ou fora da área, até se houve justiça no prolongamento de um jogo, ficam fáceis de ser considerados.
ATITUDES COMO A DO SOPRADOR-DE-LATINHA de domingo, ao indicar acréscimo de três minutos já no primeiro tempo, sem qualquer justificativa, já que, de acordo com, orientação da própria Fifa, nada justificou tal atitude, muito menos o acréscimo de mais um minuto, com a contusão de Fábio, uma vez que os três minutos já eram exorbitantes, ficariam claramente sob suspeita. Como se já não se possa argüir suspeição sobre o ato do soprador-de-latinha, useiro e vezeiro de criar situações em prejuízo ao Cruzeiro.
A SEGUNDA QUESTÃO, SOBRE A ANULAÇÃO do gol de Wellington Paulista que, segundo o internauta, serviu para reconhecer justiça na vitória do Grêmio, coisa com a qual não concordo, pois todas as investidas dos gaúchos foram rechaçadas pelo goleiro Fábio e/ou a defesa, situação que também dá margem à reivindicação de justiça para o Esquadrão Azul-Estrelado, pela eficácia de seu setor defensivo.
NO MEU ENTENDIMENTO, AO QUE ME CONSTA, não cabe aos sopradores-de-latinha, por sua total e flagrante incompetência, a celebração de resultados justos, para uns, e injustos, para outros. Sua incumbência e atribuição é são a de atuar com total, ou na pior das hipóteses, a maior possível, imparcialidade numa partida, e não como interveio o paulista, cria e não-sei-mais-o-quê de Armandinho Castanheira Marques, ex-árbitro de ingrata memória e ex-chefe do setor do apito nacional.
E É JUSTAMENTE POR EXTRAPOLAR SUA COMPETÊNCIA que os sopradores-de-latinha têm promovido justiças indevidas e forjando resultados ao arrepio do que mostram as equipes dentro de campo. Só para entender a figura desse povinho, ele tem papel semelhante ao da enzima, na química, que acelera a velocidade de uma reação, mas sem desnaturá-la, ou seja, sem alterar o resultado final.
SÓ QUE ESSAS ENZIMAS DO APITO ACHAM QUE devem atuar e fabricar o resultado final de uma partida, atendendo a não sei que desígnios ou interesses. Tenho até algumas pistas, como já manifestei acima, mas há muito mais coisas envolvidas que transcendem nossa vã filosofia, como poderia muito bem explicar o bardo William Shackespeare.
PORTANTO, CARO AMIGO INTERNAUTA, ARAUTO do reconhecimento na justeza da anulação do gol de Wellington Paulista que, caso não fosse anulado, teria, com grandes possibilidades, transferido as comemorações e os três pontos para o vestiário dos visitantes, nas mesmas condições que o Cruzeiro não teve como sequer igualar o marcador, uma vez em desvantagem fabricada.
JUSTIÇA, PARA MIM E PARA O VERDADEIRO FUTEBOL, é bola na rede. É um time ter competência para, independentemente de a outra equipe estar com certo domínio, balançar as redes adversárias e ter seus méritos reconhecidos pelo trio de sopradores-de-latinha. Contrariando isso, meus amigos, esses senhores estão transgredindo, ultrapassando sua real competência, afinal de contas não me consta terem sido eles imbuídos desse direito.
ARREMATANDO AS QUESTÕES, ESSA HISTÓRIA de que, para ser campeão, o Cruzeiro terá que passar sobre o cadáver desse pessoalzinho, acho que não está difícil, pois isso já aconteceu em passado recente, quando da conquista da tríplice coroa. Uma forma de isso ocorrer é nosso Mestre Cuca orientar nossos bravos Guerreiros Azul-Estrelados a compensar essas danosas intervenções.
SE OS PC OLIVEIRA DA VIDA ANUAREM UM GOL, que se façam outros dois. Duvido, mas du-vi-de-o-dó, que eles vão dar tanto na cara…!!! Então, caros jogadores, comissão técnica, vamos treinar finalizações de todos os recônditos do gramado, para levar bastante sufoco para os adversários e, de quebra, para os homens do apito…!!! A começar pelo próximo domingo…!!!
E DÁ-LHE, ZÊÊÊÊÊÊÊIRÔÔÔÔÔÔÔ…!!!