Que seja com sofrimento, mas que venha a vitória


Ufa! Esta provavelmente foi a expressão usada pela maioria dos cruzeirenses após a partida do último domingo, contra o Internacional pela 34ª rodada. Desde o início do campeonato, talvez não tenha havido uma rodada tão boa para o Maior de Minas. E, como o pobre que amanhece milionário, passamos da depressão, causada pelos 5 a 1 contra o Flamengo e a entrada no Z4, ao êxtase, por ver o time sair da zona dos desesperados e se aproximar do rival.

Foi, como na regra tem sido, um jogo sofrido, com a superioridade técnica do adversário saltando aos olhos de qualquer um minimamente entendedor de futebol. Embora desfalcado de peças importantes, como Kléber, Guiñazú e Leandro Damião, o Internacional mostrou-se forte, sobretudo no meio de campo, onde D’Alessandro e Oscar comandaram as ofensivas coloradas.

Mas uma boa jogada de Wellington Paulista na linha de fundo, com cruzamento na medida para Farías, deixou o Cruzeiro na frente do marcador. O gol deu um tom de equilíbrio à partida. Não a equiparou em termos técnicos, pois o time visitante continuou sendo mais agudo e perigoso, mas ajudou visivelmente a erguer a moral do time celeste. Deu confiança.

Foto: VipCommDas arquibancadas, os cânticos e gritos também contribuíram com os atletas em campo. Os Guerreiros dos Gramados tinham como aliados, do lado de fora da arena de combate, 18 mil Guerreiros das Arquibancadas. Mais uma vez a torcida comprovou que está com o time, apoiando em cada batalha e, principalmente, confiante na capacidade da equipe de superar o mau momento.

No segundo tempo, o jogo, que era dramático para o Cruzeiro, ganhou contornos de tranqüilidade quando, aos 7 minutos, Elton foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Com um a mais, parecia que o time da casa levaria a partida em “banho maria” e dominaria as investidas ao ataque. Na prática, o que se viu foi um jogo lá e cá, com o Internacional ainda levando perigo ao gol de Fábio.

As chances também aumentaram do lado cruzeirense. Ortigoza, já aos 40 minutos, ainda conseguiu marcar um gol que selaria de vez a vitória. Erradamente, o bandeirinha marcou impedimento, irritando jogadores, torcedores e o técnico Vagner Mancini, que acabou expulso.

Quando o apito final soou, parecia conquista título na Arena do Jacaré. Vários foguetes foram estourados, e os torcedores passaram a cantar entusiasmadamente o hino do Clube. Os jogadores, em retribuição ao “abraço” da torcida, lançaram camisas para as arquibancadas. Foi uma festa bonita.

Porém, nada está garantido. Nem permanência na Série A, nem muito menos vaga na Sul americana, como têm dito alguns. É preciso seriedade para o confronto contra o Avaí, que dá seus últimos suspiros na competição. Terá de ser, novamente, na base da raça e vontade. Não adianta ir na onda da ideia mentirosa de que o time cruzeirense é superior tecnicamente à equipe catarinense, pois não é.

Acho que vitórias contra Avaí e Atlético-PR podem ser suficientes para nos garantir na elite em 2012. Mas é preciso foco para vencer essas partidas. Não pode, uma boa vitória como a de ontem, criar clima de oba-oba. A receita é a mesma da última semana: boca fechada, treinamento, aprimoramento técnico e, no campo, uso indiscriminado de raça e vontade.

Depois, assim que confirmados na elite, o que acredito muito, podemos repetir aos quatro cantos do país que somos o único time mineiro que nunca foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. Assim como somos o único a vencer Libertadores, Copas do Brasil, Supercopas e por aí vai. Alguma dúvida de quem é o Maior de Minas? Acho que não, não é?

Livro sobre os Anos 90 do Cruzeiro

No final deste mês, começarão as pré-vendas, exclusivas pelo blog oficial, do livro Anos 90: um campeão chamado Cruzeiro. Escrita para homenagear a década mais vitoriosa da história do Cruzeiro, a obra contou com a participação de mais de 30 ex-jogadores do período. São 200 páginas de muita emoção, lembranças e homenagens ao time que encantou Minas, o Brasil e o mundo. Fica a dica para o torcedor cruzeirense, inclusive como oportunidade para, neste final de ano, presentear alguém. A partir do dia 27, pré-vendas pelo site www.cruzeironosanos90.blog.br.