11 fev Quadrilha hermana! Nós falamos e eles ‘hablam’!
Com as palavras do nosso presidente após o jogo contra o Velez começo esse texto. É IMPRESSIONANTE como não temos nenhuma voz ativa frente à confederação sulamericana de futebol! Historicamente as “garfadas” em partidas pela Libertadores já acontecem, principalmente contra times argentinos, mas a de ontem foi no mínimo fenomenal! Um verdadeiro “assalto a mão armada” dentro do gramado e que mostra como uma quadrilha pode beneficiar algum time.
A CBF que deveria proteger seus clubes em disputas como essas, fica parada e nunca faz nada!
Não vou questionar as expulsões cruzeirenses, pois a de Gilberto, mesmo o jogador de costas e olhando para cima, foi acertada, devido à entrada na barriga do jogador argentino e a de Gil, foram dois cartões amarelos talvez questionáveis, mas dependendo do rigor do juiz, aplicados sem questionamento… Mas então aonde estaria o roubo?
Simples! Está no simples fato do juiz uruguaio amarelar quase todo o time do Velez sendo que, NO MÍNIMO, em três lances a expulsão dos jogadores argentinos deveria ocorrer. Um carrinho maldoso no tornozelo de Elicarlos, uma falta no meio de campo idêntica a de Gilberto que foi punida apenas com o amarelinho e a pior encima de Kleber que ainda no fim do primeiro tempo, caído no chão, a um metro do juiz, levou um chute do zagueiro Sebá e o árbitro Martín Vázquez (esse é o nome do safado) DESCARADAMENTE aplicou apenas o cartão amarelo ao jogador. Deixou o time argentino bater da forma que quis e puniu os cruzeirenses da pior maneira possível!
Confesso para vocês que o jogo ontem não me fez bem, passei mal literalmente e escrever esse texto é uma forma de desabafo e uma tentativa (que parece ser em vão) de acalmar meu coração. Mesmo com toda a cólera, ódio e raiva do meliante juiz, continuo vendo algumas falhas gritantes no time celeste: A dupla de zaga não passa confiança, Henrique erra passes de mais e ou mata nossos contra ataques ou arma os do outro time e o principal deles, o pior e mais velho, o calcanhar de Aquiles do time cruzeirense: O lado esquerdo da defesa!
Para quem não enxergou isso ontem, ou não tem consciência disso, basta pegar o compacto do jogo e ver como o meia Cabrera recebe a bola livremente, levanta a cabeça e faz o cruzamento para o gol de Silva. Cabrera jogava livre pelo lado esquerdo da defesa celeste e se tivesse melhor qualidade técnica, poderia complicar ainda mais a vida cruzeirense no jogo. O segundo gol adivinhe de que lado aconteceu? Pelo lado esquerdo, mas a aquela altura do jogo, já não se tinha muito que fazer jogando com dois a menos.
Diego Renan é um ótimo lateral, ataca bem como poucos, mas precisa de uma cobertura ou aprender a defender. Longe de mim colocar a culpa dos gols que estamos tomando sempre por aquele lado nele, mas ou acertamos isso de uma vez por todas ou vamos continuar sofrendo revés por causa dessas falhas crônicas!
Sobre o adversário, esperava bem mais dele. Ou eles ficaram com preguiça de jogar e fazer gols mesmo com dois jogadores sobrando em campo, ou estavam morrendo de medo do Cruzeiro empatar o jogo. Mesmo com nove jogadores a sensação foi de muita superioridade do time cruzeirense em relação ao time do Velez. Mas com as expulsões e não expulsões do juiz, só vamos constatar se isso é realmente verdade no decorrer do campeonato.
Quero muito ser campeão da Libertadores, apagar da memória de uma vez por todas o fatídico vice de 2009, mas caso não seja possível a conquista desse campeonato, que percamos no campo, dentro das quatro linhas, e por que o adversário lutou na mesma proporção e conseguiu ser melhor , não por causa de roubos como o de ontem!
Contra o Colo Colo, vai ser mais uma partida dificílima e toda a torcida cruzeirense precisa torcer e muito… Lotar o Mineirão e empurrar o time celeste para uma grande vitória!
A batalha foi perdida, mas a guerra não…
A caminhada rumo ao Tri da América continua!!!