05 jan Primeiros dias da pré-temporada serão voltados para avaliações dos atletas
Os primeiros dias de treinamento do Cruzeiro em 2009 serão preenchidos por avaliações físicas dos atletas e treinamentos no campo, atividades que serão realizadas em dois períodos. Além de determinar a condição na qual os jogadores se reapresentaram, o trabalho visa a prevenção de lesões e preparação para a carga de esforço durante o ano.
O fisiologista Emerson Silami explica que a avaliação será feita em duas etapas. A primeira ocorre durante esta semana. Ela será interrompida testes durante o Torneio de Verão no Uruguai, entre 17 e 21 de janeiro, e retomada logo a seguir.
“Nós já começamos a realizar alguns testes, uma primeira etapa em três dias, no máximo quatro devido ao torneio no Uruguai, o time viaja no dia 15. Alguns testes vão ser feitos após o retorno da viagem. Vamos fazer em duas etapas para que possamos começar os treinamentos o quanto antes”, disse.
Na manhã desta segunda-feira, os atletas passaram por avaliações de percentual de gordura, flexibilidade e perimetria, nutricional, clínica, impulsão vertical e potência de salto. Os testes duraram 1 hora e meia, e foram seguidos de 30 minutos de corrida em campo.
“Fazemos avaliações de resistência, força, velocidade e salto. São basicamente as características principais que os atletas necessitam durante os jogos. A gente faz uma avaliação prévia para detectar em qual estágio eles se encontram para que o professor José Mário (Campeiz), com os outros preparadores físicos, possam fazer um planejamento do trabalho, visando a melhoria dessas capacidades”, completou o fisiologista.
A multidisciplinaridade é uma marca dos trabalhos no Cruzeiro. Atuam em conjunto médicos, fisioterapeutas, fisiologista e preparadores físicos, todos com o objetivo de minimizar as lesões, sobretudo no início de temporada. Por isso, os fisioterapeutas avaliam a condição muscular dos atletas no retorno das férias.
“É muito importante a pré-temporada, pois é neste período que as avaliações nos permitem conhecer melhor o atleta, a situação em que ele está, se apresenta déficits, desequilíbrios musculares, encurtamentos, alterações posturais. Com todos esses resultados em mãos, nós vamos desenvolver programas individualizados na tentativa de equalizar os déficits e reduzir as lesões esportivas”, contou o fisioterapeuta Charles Costa.
Os dados colhidos sertão levados em conta pelo preparador físico José Mário Campeiz na hora de montar o plano de treinamento da pré-temporada. Embora o tempo sejas curto, ele pretende colocar os atletas em boa forma para o torneio no Uruguai.
“Alguns estão um pouco acima do peso, o que é normal. Esperamos durante esses 15 dias, fazer com que eles melhorem um pouco mais para que possam suportar esses dois jogos desse torneio sem se lesionar, esse é nosso objetivo. Temos bastante cuidado nos exercícios para que não haja sobrecarga e uma lesão nesse inicio de temporada”, concluiu Campeiz.
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro