Presente de Grego


Conheço um são paulino muito, muito massa, apesar de toda a chatice característica de um cara que ganhou três campeonatos brasileiros só na última década. E 3 de novembro é aniversário desse cara, que merece tudo de melhor nessa vida – mas não hoje.  Bom, pelo menos no futebol, né? Porque hoje espero ansiosamente que o São Paulo dê a esse guri fera um belo de um presente de grego.

Já escrevi aqui como é jogar contra o São Paulo, e minha opinião sobre isso nunca muda: é difícil, pesado e místico. Essa batalha sempre carrega algo de emocionante, e o futuro torna-se meio imprevisível quando os tricolores e os azuis duelam. Um dia é da caça, outro do caçador. Sempre. E é só ao fim dos 90 e alguns minutos é que sabemos quem foi, naquele caso, a caça; o abatimento, nesse caso, nunca é só sentimental. É literal. Nessa altura do campeonato, quem perder essa batalha de gigantes será abatido, e as chances da glória futura vão se esvair no horizonte. Por isso, tomara que não seja no nosso.

O presente de grego que o São Paulo dará a meu amigo tricolor tem que vir dos pés de um argentino, para que a paz enfim reine entre os povos sulistas dentro da Toca da Raposa. Não que haja alguma crise, mas quando se trata de Cruzeiro, tudo é iminente. E é contra os grandes que nossos guerreiros estão acostumados a brilhar. Quando a luta não vai ser fácil, quando o adversário é páreo para a força azul, eles se engrandecem fronte ao obstáculo. E é só quando existe respeito em campo é que a humildade entra e a garra se espalha. O São Paulo já botou o pé na nossa janta esse ano. Não vamos deixar que ele bote novamente, e embace nossas chances de nos tornarmos os donos do Brasil.

O presente de grego que o São Paulo dará a meu amigo tricolor tem que ser uma sacola cheia de gols do Cruzeiro, para aumentar esse saldo de gols que pode, sim, definir o campeonato. E sem tomar nenhum em troca, porque senão o bicho pega. Ainda mais porque quando o jogo é contra o São Paulo o tempo custa a passar. E quando passa, passa para pior. É a gente virar o jogo que, faltando um segundo pro jogo terminar, eles empatam. O São Paulo é o time mais chatinho (e de jogo feio, diga-se) e mais inconveniente do campeonato brasileiro. Portanto, nada de dar bobeira hoje. Isso pode custar caro.

Por fim, o presente de grego que o São Paulo, muito gentilmente, dará a meu amigo são paulino no dia de hoje será uma derrota acachapante em nosso território, jogando contra nosso time e entendendo finalmente quem é que manda nesse emaranhado de montanhas chamado Minas Gerais. E também porque o fato de o Corinthians brigar pelo título é uma mensagem subliminar – mas só hoje, uma vez que se uma tragédia acontece os matemáticos podem computar mais um na briga pelo título. Esse time chato só consegue ser ainda mais chato porque sempre acaba chegando. Não vamos deixar que ele chegue pelos nossos atalhos. E que hoje seja uma noite de glória.

Para a gente, são paulino. Mas mesmo assim, parabéns para você, e que nossas estrelas te iluminem para a sorte. (E não ao seu time, cuja cota de estragos permitidos por ano se esgotou, para nós, no primeiro semestre de 2010). De qualquer forma, espere pelo presente de grego. E feliz aniversário, Thiago Sapag Ricci. 😉