Pré-jogo: Cruzeiro X Vitória (Necessária reação)


O Cruzeiro: conquistou apenas um ponto nas últimas duas rodadas. O fraco desempenho recente ligou o sinal de alerta no clube e até reunião da diretoria com os jogadores já aconteceu. Mesmo assim, a tabela ajudou e o time celeste segue firme na briga pela liderança da competição.

Uma vitória neste sábado e a Raposa reassume o primeiro lugar da classificação ao menos temporariamente, uma vez que o Botafogo só joga no domingo, fora de casa, contra a Portuguesa. Além de significar a reabilitação no torneio, a vitória vale, portanto, para pressionar os concorrentes diretos nas partidas do dia seguinte.

Sem Bruno Rodrigo, Souza e Luan, todos suspensos, Marcelo Oliveira ainda não definiu a formação inicial. Na zaga, Léo é nome certo, mas no meio-campo e no ataque o treinador mantém algumas dúvidas. Leandro Guerreiro e Henrique, que pode reestrear neste sábado, disputam a vaga no meio-campo, enquanto Willian e Martinuccio brigam pela vaga de Luan. Além disso, o treinador cinco estrelas estuda a possibilidade de promover o retorno de Borges ao time titular no local de Vinícius Araújo.

O Vitória: é uma das grandes sensações deste campeonato e frequentou o G-4 durante a maior parte do torneio. O bom trabalho de Caio Junior, a velocidade na criação de jogadas e a fase inspirada de Maxi Biancucchi são alguns dos trunfos do Leão que também tem seus pontos frágeis.

A campanha longe do Barradão, por exemplo, não encanta e o Vitória não se impõe fora de casa. Em seis jogos disputados na condição de visitante, o Vitória só derrotou o Náutico, lanterna da competição, apresentando resultados muito abaixo do que conquista em seus domínios.

Sem a presença de Nino Paraíba, um dos destaques do time na competição, Caio Junior deve utilizar o jovem Dimas na lateral-direita. Por outro lado, o treinador rubro-negro contará com os retornos de Dinei e de Maxi Biancucchi, ausentes na vitória contra a Ponte Preta, para tentar surpreender no Mineirão.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Egídio; Nilton, Leandro Guerreiro (Henrique), Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Martinuccio (Willian) e Vinícius Araújo (Borges). Téc: Marcelo Oliveira.

Vitória: Wilson; Dimas, Victor Ramos, Fabrício e Euller; Luiz Alberto, Camacho, Maxi Biancucchi e Renato Cajá; Dinei e Rômulo. Téc: Caio Junior. 

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Sábado, 17 de agosto de 2013 às 18:30.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (SP)

Motivo: Campeonato Brasileiro. 15ª rodada.

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados faz o tempo real da partida pelo twitter @GdosGramados e em suas páginas oficiais no facebook e no google +.

Retrospecto: Cruzeiro e Vitória já se enfrentaram 15 vezes pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo celeste pelo Brasileirão e a vantagem azul é esmagadora.

Foram 12 vitórias, 1 empate e apenas 2 derrotas da Raposa. Em número de gols marcados, novo massacre cruzeirense. 36 contra 10 do Leão.