
11 nov Pré-jogo: Cruzeiro X Bahia (Para acabar o ano sem passar sufoco)
O Cruzeiro: enfrenta o Bahia neste domingo no Estádio Independência visando finalmente afastar qualquer risco de rebaixamento no Brasileirão.
A situação tranquila que o time viveu neste campeonato em relação ao Z-4 ainda não é desesperadora, mas as três derrotas seguidas da Raposa deixam o torcedor em estado de alerta em relação à esta possibilidade. E diante da qualidade dos desafios nas rodadas finais, muitos projetam que só uma vitória sobre os baianos fará os cruzeirenses finalmente aliviados e concentrados na temporada 2013.
Sem Montillo, Ceará e Charles, o desafio fica mais complicado, mas é bom lembrar que o Bahia não faz um bom campeonato e que derrotá-los em casa não pode ser considerado um desafio dos mais complicados. Para evitar uma crise ainda maior, só a vitória interessa.
O Bahia: ocupa a 16ª colocação e está na alça de mira de Figueirense, Palmeiras e Sport, equipes que ainda lutam para escapar da Série B.
A equipe tricolor chegou a liderar o returno do Brasileirão, mas vem caindo de produção e, com isso, se aproximou do Z-4, ficando em situação delicada na competição.
A vitória sobre a Portuguesa na última rodada, porém, reanimou os baianos, que apresentam números melhores quando atuam fora de casa, e a necessidade de vitória certamente motiva os seus jogadores. Esta pressão, porém, pode jogar a favor do time cinco estrelas que, caso largue na frente, terá diante de si um adversário pressionado pela necessidade de virar a partida para escapar do alcance do grupo de rebaixados do campeonato.
Cruzeiro: Fábio; Diego Renan, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Sandro Silva, Marcelo Oliveira e Tinga; Fabinho, Martinuccio e Anselmo Ramon. Téc: Celso Roth.
Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Fabinho e Hélder; Gabriel, Jones e Souza. Téc: Jorginho.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Horário e local: Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo, 11 de novembro de 2012 às 19:30 horas.
Competição: Campeonato Brasileiro, 35ª rodada.
Retrospecto: O Bahia é freguês antigo do Cruzeiro e a vantagem da Raposa sobre o Tricolor da Boa Terra em partidas pelo Brasileirão com mando de campo celeste é esmagadora.
Em 20 partidas, o time cinco estrelas venceu 14, empatou 5 e perdeu apenas uma vez. Foram 42 gols do time cruzeirense apenas 11 dos baianos.