O que tem que rolar – Mineiro 2011: 2ª rodada: Assumir ponta isolada e preparar para disparar


Salve nação celeste! Hora de retomar a seção “O que tem que rolar” na temporada 2011. Seguiremos aqui analisando cada jogo de cada rodada nas competições que envolvem  o Cruzeiro sempre apontando, é claro, os melhores resultados para a equipe cinco estrelas. 

O retorno da coluna acontece antes da 2ª rodada do Campeonato Mineiro e visa analisar, jogo a jogo, o que de melhor pode acontecer nesta rodada. Vamos aos jogos e sobre a conclusão nós falamos depois.

Campeonato Mineiro – 2ª rodada

Quarta-feira

Caldense X América (BH)

Partida de dois clubes que não triunfaram na primeira rodada. A Caldense está em pior situação, mas só um pontinho separa as duas equipes. Um empate e dois pontos perdidos para cada lado.

Domingo

Atlético X Tupi 

O Atlético venceu na primeira rodada e é uma das equipes que divide a ponta da competição com o Cruzeiro. Motivo de sobra para uma torcida pelo Tupi.

Ipatinga X Funorte

As duas equipes estrearam com derrota na competição e buscam sua reabilitação. Um empate mantém os dois na mesma e ninguém se anima a brigar pelas primeiras posições.

Uberaba X América (TO)

Duas equipes que iniciaram a temporada com um empate em confronto direto. Nada melhor que um novo empate e duas equipes a menos na disputa pelos primeiros lugares.

Villa Nova X Cruzeiro

O Cruzeiro precisa de acumular aquela gordurinha de pontos nas primeiras rodadas para poder priorizar à Libertadores quando a competição começar sem correr riscos de se complicar no Mineiro. Vitória celeste, é claro.

Segunda-feira

Democrata X Guarani

O Guarani é o líder da competição e buscará uma nova vitória para se manter na ponta. Um empate já ajudaria a tirar o Bugre da ponta, mas o ideal seria uma vitória da Pantera de Valadares que alcançaria 4 pontos, mas já teria gasto duas das suas partidas em casa.

Classificação se tudo der certo

1º Cruzeiro 6

2º Democrata 4

3º Tupi 4

4º Guarani 3

5º Atlético 3

6º América (BH) 2

7º América (TO) 2

8º Uberaba 2

9º Caldense 1

10º Funorte 1

11º Villa Nova 1

12º Ipatinga 1

Por que esta combinação de resultados é boa?

O principal aspecto positivo desta combinação seria a conquista da liderança isolada do Campeonato pelo Cruzeiro já na 2ª rodada.

Tal conquista aumentaria o ânimo para o clássico da rodada seguinte e aumentaria a pressão sobre o Atlético que deixaria, inclusive, a zona de classificação para a 2ª fase.

Os muitos empates manteriam os rivais distantes na classificação e também auxiliariam na conquista de uma margem de segurança de pontos que permita ao técnico Cuca usar o Campeonato Mineiro, no futuro e apenas na 1ª fase, como um laboratório para os jogadores não aproveitados na Libertadores, enquanto os titulares se concentrariam na competição sul-americana.