O que tem que rolar – 21ª rodada: Momento de consolidação no G-4


Salve nação celeste! O sufoco para entrar no G-4 do Brasileirão finalmente acabou. Foram rodadas e rodadas batendo na trave com o Cruzeiro desperdiçando algumas chances de ingressar  no grupo dos 4 primeiros. 

Na última rodada, no entanto, a situação foi diferente. A vitória sobre o Inter garantiu o time celeste na 4ª colocação, mas ainda não é hora de comemorar. Time e torcida querem mais e vencer neste fim-de-semana é fundamental, tanto para se aproximar dos líderes quanto para consolidar a posição entre os classificados para a Libertadores.

Para torcer direitinho nesta rodada o GDG mais uma vez trás ao torcedor celeste o guia da secação. Depois de lê-lo, é só acompanhar as partidas da 21ª rodada e torcer para que tudo beneficie o time celeste no Brasileirão.

21ª rodada

Sábado

Flamengo X Vitória

Apenas um ponto separa os rubro-negros na tabela. Jogo em nada influencia a situação do Cruzeiro na competição, mas o ideal seria um empatezinho para ninguém se empolgar.

Corinthians X Grêmio

Corinthians venceu todos os jogos em casa e o Grêmio ainda não venceu fora. A missão é difícil, mas o torcedor celeste torce para que os dois tabus caiam juntos nesta rodada com uma vitória gremista.

Atlético-GO X Fluminense

O time goiano esboçou uma reação no campeonato, mas vem de derrota. Já os cariocas ameaçaram entrar em má fase, mas venceram na última rodada. A torcida cruzeirense é para que os goianos recuperem-se na competição e o líder Fluminense abra espaço para uma aproximação do Cruzeiro.

Domingo

Avaí X Cruzeiro

O Avaí chegou a sonhar com o título ou uma vaga para Libertadores, mas não vence há 6 rodadas e vem em queda livre na classificação. O Cruzeiro tem que se aproveitar desta situação e vencer mais uma fora de casa para seguir subindo na tabela.

Atlético-MG X Grêmio Prudente

Um dos jogos mais desinteressantes da rodada para o Cruzeiro, pois envolve dois times da zona do rebaixamento. Vitória paulista para não perder o costume de secar o Galo.

Botafogo X São Paulo

O torcedor cruzeirense ficará de olho nesta partida. O São Paulo vem reagindo no campeonato e já é o 8º, mas não é nesta rodada que o cruzeirense espera que ele volte a tropeçar. Uma vitória são-paulina cairia como uma luva para permitir que o Cruzeiro ultrapasse o Botafogo, 3º colocado, nesta rodada.

Palmeiras X Vasco

O Vasco está apenas 2 pontos à frente do Palmeiras na tabela. Para os dois seguirem pertinho no meio da classificação e sem incomodar o ideal é um empate.

Internacional X Goiás

Os gaúchos ocupam a 6ª colocação com 3 pontos a menos que o Cruzeiro. Não é difícil torcer por uma vitória do lanterna para o time celeste poder ampliar sua vantagem. Difícil será ela acontecer…

Guarani X Atlético-PR

O Furacão é atualmente a principal ameça para o Cruzeiro na disputa por uma vaga na Libertadores, pois é o 7º colocado (Santos em 5º e Inter em 6º já estão classificados). O Guarani, caso vença, tem chances de assumir este posto. A torcida fica então para um empate e dois pontinhos a menos para os dois lados.

Ceará X Santos

O Ceará vem em queda livre na tabela, mas contará com a torcida celeste nesta rodada para ajudar o Cruzeiro a se distanciar do Santos, equipe que vem logo abaixo do time cinco estrelas na tabela.

Classificação se tudo der certo

1º Fluminense  41

2º Corinthians 38

3º Cruzeiro 37

4º Botafogo 34

5º Santos 31

6º Inter 31

7º São Paulo 31

8º Atlético-PR 29

9º Ceará 28

10º Vasco 28

11º Guarani 27

12º Grêmio 26

13º Palmeiras 26

14º Avaí 24

15º Vitória 24

16º Flamengo 23

17º Atlético-GO 20

18º Grêmio Prudente 20

19º Goiás 19

20º Atlético-MG 18

Por que esta combinação de resultados é boa?

Esta combinação de resultados é boa pois permite ao Cruzeiro se aproximar dos líderes, ganhar posição e, principalmente, consolidar sua presença no G-4.

A distância para o líder Fluminense cairia de 7 para 4 pontos e para o vice-líder Corinthians de 4 para apenas 1 ponto. De quebra, o Cruzeiro ainda ultrapassaria o Botafogo e assumiria a 3ª colocação com 3 pontos de vantagem para o alvinegro carioca que passaria a ser o 4º ficando enfraquecido na briga pelo título e permitindo ao Cruzeiro consolidar sua condição de membro do G-4.