O que se aprende após perder do lanterna?


Infelizmente, o Cruzeiro de 2009 continua com um grave problema, que já vem desde 2008: o time é bom, mas quando depende apenas das próprias forças para chegar ao alto, tropeça nas próprias pernas. Dá para aprender alguma coisa?
 
Ano passado bastava vencer o Boca Juniors no Mineirão por 1×0 para seguir na Libertadores. Também em 2008, era só vencer Atlético-PR fora e Grêmio no Mineirão para sermos líderes do Brasileirão naquelas rodadas. Ainda no ano passado, bastava vencer duas das partidas que cansamos de perder fora de casa que ainda havia a chance de título.
 
Este ano, bastava segurar um resultado de 1×0 durante 40 minutos, dentro de um Mineirão lotado, para que o Tri da Libertadores estivesse na Toca da Raposa e não em La Plata…
 
Domingo, bastava o Cruzeiro jogar 45 minutos com seriedade, segurar 2×0 contra o lanterna do campeonato, para entrar de vez no G-4 e consolidar nossa arrancada rumo à Libertadores 2010. E tomamos uma virada ridícula.
 
O Cruzeiro precisa ter mais jogadores com espírito de equipe, que se entregam para o time, como hoje estão fazendo Wellington Paulista (com gols), Gilberto (que mesmo veterano ainda dá o sangue), Diego Renan, Fabrício, Henrique…entre outros que a torcida já sabe.
 
Precisamos também ter menos jogadores egoístas, que usam o microfone para se promoverem, esquecendo que o futebol é um esporte coletivo, porque este ano mesmo já tivemos jogadores que, de tão badalados, agora estão sendo odiados pela torcida pelo seu caráter bandido e pouco resultado em campo.
 
Ah, é claro…DEFINITIVAMENTE, NÃO PODEMOS TER JOGADORES COMO THIAGO HELENO NO ELENCO. Não me importo com o que ele faz fora de campo, isto não é problema meu. Mas uma coisa eu tenho na cabeça: EM METADE DAS DECEPÇÕES LISTADAS ACIMA, ESTE ZAGUEIRO BUNDA DE CIMENTO ESTAVA EM CAMPO E COM SUAS CAGADAS FOMOS PREJUDICADOS.
 
Apenas para lembrar: empates com Avaí e Vitória, derrota para o Fluminense, sete preciosos pontos perdidos quando as partidas estavam ganhas…hoje seríamos líderes do campeonato…e destes sete pontos, cinco foram perdidos com Thiago Heleno em campo.