25 ago O “esvaziamento” de um Clássico
No próximo domingo, teremos mais um Cruzeiro x Atlético-MG, com mando de jogo alvinegro e torcida única. Nem com as duas torcidas os times seriam capazes de voltar aos bons tempos de outros Clássicos.
Amigos leitores, todos sabem que Cruzeiro x Atlético-MG vai muito além das quatro linhas. Assim, vou fugir um pouco do meu padrão e colocar minha visão do Clássico do próximo final de semana.
De um lado, um presidente muito falador, que contrata dezenas de jogadores para todas as posições, fica vendendo a imagem de “clube sem dívidas” mas, nos últimos anos, o time sempre fica na metade de baixo da tabela.
Do outro lado, existe um presidente também falador, já em clima de final de mandato, que vende os bons jogadores porque “precisa manter o clube” contrata um bando de reforços fracos, que nos últimos anos até ganhou alguns estaduais, mas não vence nenhum título de expressão.
De um lado, um time que prometia muito para a torcida pelas contratações realizadas, mas que está em péssima fase, derrotas em cima de derrotas e revivendo a ameaça de rebaixamento.
Do outro lado, um time que prometia muito pela manutenção da espinha dorsal do elenco, mas que está em má fase, alterna vitórias com derrotas e não sai do meio da tabela.
De um lado, um técnico que só conhece derrotas desde que foi contratado, tenta tirar leite de pedra para fazer o time jogar bem e buscar as vitórias que precisa.
Do outro lado, um técnico que começou com bons resultados, mas que já acumula derrotas e desconfiança de todos, por causa do fraco futebol mostrado.
De um lado, um elenco cheio de jogadores que não rendem em campo, mesmo com salários em dia e estrutura de trabalho.
Do outro lado, tirando algumas poucas exceções, também existe um elenco cheio de jogadores que não rendem um futebol de nível.
Todos sabem quais os times que se encaixam nas descrições acima. Basta ler com calma, porque nada do que está escrito é mentira ou invenção. Tudo é a mais pura realidade – infelizmente, para ambas as torcidas.
Para mim, será um dos piores Cruzeiro x Atlético-MG dos últimos anos. A motivação dos dois times, e das duas torcidas, honestamente, é muito pequena, é muito modesta, se comparada à grandiosidade do Clássico.
E se o Cruzeiro vencer? Tudo bem, são mais três pontos e uma segunda-feira cheia de piadas, mas isto não vai valer muita coisa, se este time não for Campeão e nem se classificar para Libertadores.
E se o Atlético-MG vencer? Também valem pontos e piadas, mas vai adiantar alguma coisa, se o time for rebaixado para Segunda Divisão?
E pensar que este jogo já reuniu grandes técnicos, grandes jogadores, as duas torcidas no mesmo estádio, grandes disputas de pontos e classificações – a pura essência da rivalidade.
Hoje, com este futebol nivelado por baixo, a rivalidade fica restrita apenas às torcidas – e para piorar, apenas uma vai ao campo.
Estão enfraquecendo Cruzeiro x Atlético-MG por todos os lados. É uma pena.
Abraços a todos.