
10 jul O ano da incompetência (Fluminense 1 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro 12ª rodada)
Salve guerreiros!Sabe quando um idéia fixa fica martelando em sua cabeça como se fosse um martelo na bigorna reproduzindo aquele som metálico? Em caso positivo, você não pensa diferente deste colunista que vos escreve. Como conseguiram em 7 meses destruir um trabalho bem sucedido no biênio 13/14 transformando o Cruzeiro nessa barca furada rumo a série B? Isso é questionamento para outro texto que em breve todos poderão conferir aqui no Guerreiro dos Gramados, já que hoje o assunto é a derrota para o Fluminense nesta quinta no Maracanã.
O Jogo
Um primeiro tempo animado com duas equipes marcando muito e buscado o gol. Ambos os times tiveram chances, o Fluminense beijou a trave e o Cruzeiro teve sua melhor oportunidade com Manoel que livre, buscou o ângulo e chutou por cima. Parecia que o segundo tempo traria um futebol combativo com duas equipes buscando a vitória, mas quem encontrou foi o time da casa.
Uma das jovens promessas do tricolor, Gustavo Scarpa, em cobrança ensaiada de falta acerta o canto direito de Fábio fazendo o único gol da partida. O Cruzeiro não teve forças para buscar o empate e os parágrafos seguintes contarão essa história.
Como vencer um jogo, ou sequer buscar um empate se o Cruzeiro não finalizou uma vez sequer na segunda etapa? Como buscar uma vitória como a da última rodada se ao invés de repetir a escalação que atuou bem e venceu, jogadores como Willian e Damião parecem ter vaga cativa na equipe? ‘
O mais curioso é que nos jargões do futebol usados por todos, “Futebol é momento” e claramente os dois atacantes acima citados continuam titulares em péssimo momento. E pior, as entrevistas subseqüentes ao jogo o treinador fala que o time está evoluindo…
Evoluindo, Vanderlei, está o Palmeiras de Marcelo Oliveira, que vem de quatro vitórias seguidas; evoluindo, Vanderlei, está o Atlético de Levir que atingiu a liderança nesta rodada; evoluindo, Vanderlei, está o próprio Fluminense que com a vitória sobre seu time é agora o vice-líder da competição. Um time que em 5 jogos perde 4 e vence 1, não está evoluindo, aliás, começamos a rodada em 12º e terminamos, por sorte, na mesma posição, então, onde está a evolução?
“Raposa de Ouro” vai para o Fábio que evitou um placar elástico ontem, e a “Raposa de lata” pertence ao Vanderlei Luxemburgo, que além de não repetir a escalação vitoriosa contra o Atlético – PR , ainda mexeu de forma bisonha na equipe. Essa derrota, Vanderlei, sem evolução alguma, é sua.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Renda: R$ 589,570,00
Público: 14.339 pagantes
Cartões amarelos: Fred e Victor Oliveira (Fluminense); Paulo André e Willians (Cruzeiro)
GOL:
FLUMINENSE: Gustavo Scarpa, aos 28 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Victor Oliveira (Renato); Pierre (Rafinha), Jean (Marlon), Gustavi Scarpa e Gerson; Marcos Junior e Fred
Técnico: Enderson Moreira
CRUZEIRO: Fábio; Mayke (Ceará), Manoel, Paulo André e Fabrício; Willians, Henrique, Marcos Vinícius (Marinho) e De Arrascaeta; Willian (Charles) e Leandro Damião
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Voltamos a campo domingo às 16:00 contra o Goiás e todo cuidado é pouco uma vez que o esmeraldino goleou o Santos no meio de semana. Até lá, China Azul.
Guerreiro dos gramados. Nossa Torcida! Nossa Força!
Por: Álvaro Jr