25 mar Novas tendências no futebol
O Cruzeiro pode sim, abrir mão do tal “centroavante” e ter Tiago Ribeiro x Wallison juntos. Não precisa entender muito de futebol para saber que a dinâmica nos gramados anda se transformando com o tempo. Lembro, para utilizar como exemplo, dois times geniais que vi nos tempos recentes: O Santos de Robinho em 2010, e o atual time do Barcelona.
Concluo que, volante não é mais aquele jogador que precisa somente de saber marcar. Ele DEVE saber jogar, articular e até quem sabe marcar gols (esse é um dos segredos do sucesso do Cruzeiro). Atacante não deve mais ser o “poste”, que espera a bola para poder fazer o gol. Tem que ser bom finalizador, ter velocidade, saber driblar e quem sabe, até marcar.
O Barcelona está mostrando isso, o Santos também provou. O Centroavante do time da Vila era André, garoto leve, completamente fora dos padrões de um “matador”. No Barça, Messi, Pedro e Villa, que têm velocidade, seriam chamados, aqui, de atacantes velocistas, não “artilheiros”, mesmo eles fazendo uma quantidade absurda de gols.
A tendência mudou… E a indagação que deixo aqui, no maior site da torcida Cruzeirense, é: Tiago Ribeiro e Wallisson juntos, é possível?
É claro que é possível!
Os dois têm finalizado muito bem, sabem puxar a marcação, driblar, arriscar… Ainda mais que temos Roger e Montillo para inverter com eles a penetração na área. Acho que daria muito mais “liga”, “química”.
Não estou fazendo uma crítica a Cuca, aliás, seria ridículo se o fizesse, em um momento tão mágico como esse que o time vem atravessando.
Venho somente alertar, que, já podemos deixar alguns valores tradicionais de lado. Vejo a tática de movimentação dos jogadores, sendo mais imprescindível do que bolas alçadas na área, para um atacante tentar simplesmente empurrá-la para o gol. Atribuo a essa mudança, a marcação dos defensores que passou a ser mais eficiente com o passar do tempo.
Finalizo com uma certeza, nas atuais circunstâncias Tiago Ribeiro não pode permanecer no banco enquanto Wellington Paulista estiver em campo, isso é fato.
Abraços caros leitores!