
20 set Não ‘allanizem’ o Lucas
Se você não entendeu o neologismo, já começo sendo bem claro. Não é tratando um jogador como um pária, culpado de todos os males que o nosso time vai reagir na tabela. Allano é o maior e mais recente expoente desse tipo de atleta que entra em desgraça junto à torcida e é vaiado até quando faz gol. Com a saída por empréstimo do meia-atacante rumo ao Bahia, o Cruzeiro viveu alguns dias de paz, com a torcida tentando ajudar o time incondicionalmente durante os jogos, mesmo quando o resultado não vinha. Mas esta paz está ameaçada.
O lateral Lucas parece ser o novo eleito da torcida. E longe de mim defender este atleta que nunca conseguiu se firmar como uma boa opção para a lateral direita. Sou do tipo de torcedor que defende que quando um jogador está falhando insistentemente, seu reserva precisar ter chance. A menos que seu concorrente na posição seja muito ruim e possa comprometer ainda mais. Pelo pouco que jogou, Ezequiel me parece um jogador que faz por merecer alguma sequência, mas sem encher os olhos. E o titular ideal do setor é Mayke, que não joga futebol (por presença ou nível) desde 2014.
A questão é que Mano Menezes preza muito por estabelecer titulares e apostar pouco em mudanças de peças. Isso pode ser bom ou ruim, a avaliação depende muito do rendimento que os 11 escolhidos terão. Portanto, consigo entender a insistência em Lucas, por mais que não concorde. E uma coisa que todo torcedor sabe é que vaiar o atleta do seu próprio time não ajuda. Todo treinador é cabeça dura e tem suas convicções. Mano não vai tirar Lucas do time só porquê você grita, reclama ou esperneia. É hora de toda a torcida ter a inteligência de jogar junto. Ou de, pelo menos, não atrapalhar.
Sim, eu vi aquela imagem rodando pela internet, que ostentava os dados do jogador pelo Cruzeiro, com 20 jogos, 11 derrotas, 10 amarelos, 3 vermelhos e 1 gol contra. Não são dados mentirosos, mas foram manipulados para mostrar um desempenho pior do que é. Afinal, os 5 jogos – e 5 vitórias – da Copa do Brasil foram caprichosamente ignorados… Enfim, tenhamos discernimento, cruzeirenses. Não é hora de achar culpados, é hora de jogar junto e ajudar o time, da maneira que for, a vencer partidas. O foco tem que ser conseguir mais 6 triunfos e afastar qualquer perigo de rebaixamento.
Por fim, ‘Allanizar’ Lucas como o grande causador de insucessos é atentar contra o Cruzeiro Esporte Clube. Não seja esse tipo de torcedor, entenda as inúmeras nuances do jogo e seu caráter coletivo, esse sim, responsável por qualquer resultado bom ou ruim. Ninguém está satisfeito com o rendimento do lateral. Mas não nos resta muito além de confiar nos métodos de Mano, em sua capacidade de gerir o grupo e na possibilidade de uma volta por cima por parte de Lucas. Esqueça todo o resto. Amamos o Cruzeiro, é o que interessa.
Por: Emerson Araujo
Foto: Washington Alves/Light Press