[Fotos] Cruzeiro recebe homenagem da ALMG por seus 90 anos e torcida recebe um suposto adeus de Perrella



[Fotos]
O Cruzeiro Esporte Clube recebeu uma homenagem em referência aos 90 anos de sua fundação, completados em 2 de janeiro de 2011. A cerimônia foi realizada na última quinta-feira, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

História cinco estrelas

O Melhor Clube Brasileiro do Século XX foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, pela colônia italiana de Belo Horizonte, que sonhava ser representada por uma associação esportiva.

Em virtude da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, um decreto-lei do governo federal proibiu o uso de termos relacionados às nações inimigas. Com isso, o Palestra Itália passou a chamar-se Palestra Mineiro.

Posteriormente, em 7 de outubro do mesmo ano, veio a mudança definitiva de nome, após reunião entre sócios e dirigentes. Inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo maior da pátria, foi dado o nome de Cruzeiro Esporte Clube, uma sugestão do ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.

Dinastia Perrella na direção do Cruzeiro está perto do fim

Durante a solenidade Zezé Perrella afirmou que não vai concorrer à reeleição para a presidência do clube, marcada para o mês de outubro.

Além disso, em vez de indicar o irmão, Alvimar de Oliveira Costa, como fez quando deixou o cargo em 2002, o presidente celeste antecipou que indicará seu atual vice, Gilvan de Pinho Tavares, como candidato da situação. Até o momento, ainda não surgiram candidatos de oposição e tudo indica que haverá chapa única.

Perrella não revelou os motivos de sua desistência. Segundo a assessoria de comunicação do Cruzeiro, ele deve convocar uma entrevista para hoje, quando dará mais detalhes de sua decisão. No entanto, informações de bastidores dão conta de que ele está chateado com as recentes manifestações de torcedores contra a sua gestão. Segundo uma fonte ligada ao clube, Perrella vem reclamando do desgaste junto à torcida, principalmente após denúncias do Ministério Público de que estaria ocultando patrimônio.

Outro fator seria a intenção de se dedicar exclusivamente à carreira política, já que assumiu a vaga no Senado pelo PDT-MG após a morte do senador titular, o ex-presidente Itamar Franco, do qual era o primeiro suplente.

Na “Era Perrella” o Cruzeiro conquistou boa parte de seus principais títulos, como dois da Copa do Brasil (1996 e 2000) e a  Copa Libertadores da América de 1997 (com Zezé) e o Campeonato Brasileiro de 2003 (com Alvimar).

Zezé Perrella comandou o clube por três mandatos de 1995 a 2002 e está encerrando o quarto, que começou em 2009. De 2003 a 2008, o Cruzeiro foi dirigido por Alvimar, que cumpriu dois mandatos. Nesse período, a Raposa faturou ainda nove Campeonatos Mineiros e outros títulos. Já o vice-presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, é aliado  da família Perrella desde o primeiro mandato de Zezé.

{gallery}3919{/gallery}

Fotos: Douglas Patrício